Procon-ES notifica Uber por práticas irregulares e falhas no serviço

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) notificou a Uber devido a falhas na prestação de serviços e práticas irregulares realizadas pelos motoristas parceiros. A notificação ocorre após constatação de que motoristas da plataforma estão propondo corridas particulares, fora do aplicativo, com valores diferentes dos previamente estabelecidos.Usuários do aplicativo de transporte têm enfrentado práticas abusivas, principalmente em áreas de difícil acesso ou alta demanda, onde são pressionados a aceitar valores exorbitantes cobrados diretamente fora da plataforma. Caso se recusem a pagar esses valores, os motoristas frequentemente cancelam a corrida, resultando em taxas de cancelamento que penalizam indevidamente os passageiros.O Procon-ES ressaltou que essas práticas violam o Código de Defesa do Consumidor e exige um posicionamento da Uber sobre as medidas adotadas para combater as irregularidades. A empresa tem 20 dias corridos, a partir do recebimento da notificação, para apresentar os devidos esclarecimentos.Os consumidores que enfrentarem problemas semelhantes podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, em Vitória, ou em sua unidade em Cariacica. Também é possível realizar o registro de denúncias online, através do Atendimento Eletrônico disponível no site do Procon-ES ou pelo WhatsApp. Para formalizar uma reclamação, o consumidor deve apresentar cópias de seus documentos pessoais.
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