Conferência do Potengi completa 82 anos; veja o que foi e as consequências para Natal

Há 82 anos, em 28 de janeiro de 1943, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, se encontrava com o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, para acertar a participação do Brasil ao lado dos Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) na 2ª Guerra Mundial.

O evento ficou conhecido como a ‘Conferência do Potengi”, já que o encontro foi realizado em um encouraçado (navio de guerra) norte-americano atracado no Rio Potengi. Só após essa primeira reunião, Roosevelt e Vargas deram início a um passeio pela cidade que começou por onde hoje é o Centro Cultural Museu da Rampa.

Para o Brasil representou um dos maiores e mais importantes acordos diplomáticos do século XX. O Brasil mandaria tropas para o exército norte-americano para invasão da Itália e Natal serviria como base aeronaval para o fornecimento de tropas e mantimentos para o exército norte-americano que estava no norte da África, sob o domínio da Alemanha”, esclarece o professor de História, Henrique Lucena.

Foi a partir desse encontro que foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a base aérea de Parnamirim Field, que acabou originando a cidade de Parnamirim.

Na realidade o nome ‘Trampolim da Vitória’ era de Natal, Parnamirim ainda não existia e o território, até então, pertencia à cidade de Natal”, contextualiza Henrique Lucena.

É a partir da Conferência do Potengi que os Estados Unidos passam a fornecer ao Brasil tecnologia e capital financeiro para o processo de industrialização na construção da usina de Volta Redonda. Mas, a influência norte-americana no cotidiano natalense foi muito além das questões estratégicas da guerra.

“A partir daí o Brasil vai consolidar seu processo de industrialização. Por outro lado, a cidade de Natal passa por uma série de transformações sociais, estéticas, econômicas e também ligadas a uma subjetividade. A ideia de Natal se transformar, de uma hora para outra, em uma cidade com milhares de soldados norte-americanos jovens estimulou, em parte, um campo de comércio ligado à prostituição e serviços de maneira geral. Houve aumento de aluguel, escassez de alimentos e de água. Isso cria um impacto até do ponto de vista idiomático, pela grande quantidade de soldados falando inglês na cidade. Também traz impacto na vestimenta, nos hábitos alimentares, no consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, milhares de pessoas de estados vizinhos também vieram para Natal para trabalhar nas obras de infraestrutura construídas pelos norte-americanos, como a BR-101”, destaca o professor de História.

The post Conferência do Potengi completa 82 anos; veja o que foi e as consequências para Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.