Conferência Livre de Meio Ambiente da Sociedade Civil reuniu várias entidades em Camaçari -Ba

O Instituto Arborize, no Centro de Camaçari, no Litoral Norte da Bahia, recebeu diversas instituições e ambientalistas na Conferência Livre da Sociedade Civil de Camaçari. O município, que fica localizado na Região Metropolitana de Salvador, possui diversas Áreas de Proteção Ambiental-APA como Lagoa de Guarajuba e Rio Capivara e enfrenta problemas de incêndios, desmatamento, poluição de rios e lagoas e fotopoluição que ameaçam a fauna e a flora, patrimônio ambiental da região.

A conferência foi realizada na última sexta-feira, 24, e fez da etapa preparatória à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, de 6 a 9 de maio, em Brasília, e à COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro.

A presidente do Instituto Arborize, Maria José Rosas, foi eleita delegada à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Leonice Brasil, conhecida como Rainha da Sucata, palestrou sobre o tema Lixo Zero; a urbanista Juliana Paes abordou Governança e Educação Ambiental, e Juan Sterfan, da OAB/Camaçari, discorreu sobre Justiça Climática.

Após a conferência, o público dividiu-se em grupos de trabalho e elaborou propostas que serão levadas pela delegada Maria José Rosas à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

A Conferência Livre da Sociedade Civil de Camaçari foi conduzida por Emerson Araújo, diretor-geral do Instituto Restinga, e Carla Vanessa, integrante da Rede Rural Agroecológica de Camassary (RRAC) e de outras instituições ligadas à agricultura.

Além das instituições citadas, trabalharam na organização da Conferência as entidades Recicla Tudo Brasil (RTB), Gestão Ambiental, Construção Coletiva, Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências da Bahia (AMEAG/BA), Coletivo Preserve Itacimirim, Oscip Rio Limpo/Movimento Rios Vivos, Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (COOPMARC), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar de Camaçari, Debate Petroleiro, Comissão de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Direito Urbanístico (COMAMDU) da OAB/Subseção Camaçari.

A Prefeitura de Camaçari e o Sindicato Patronal do Comércio de Camaçari (Sicomércio) apoiaram a Conferência.

O post Conferência Livre de Meio Ambiente da Sociedade Civil reuniu várias entidades em Camaçari -Ba apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.