Após ataques de piranhas, Itirapina adota medidas para segurança no Broa

Incidentes ocorridos no último fim de semana motivam medidas de segurança durante a piracema

A Prefeitura Municipal de Itirapina anunciou medidas para garantir a segurança de banhistas após ataques de piranhas registrados na Represa do Broa nos dias 25 e 26 de janeiro. Durante o final de semana, uma criança e cinco adultos foram atacados, sendo que dois precisaram de atendimento da Defesa Civil e foram encaminhados ao Hospital São José. Entre os feridos, apenas um caso foi considerado mais grave, envolvendo uma mordida no dedão do pé.

Os ataques, que coincidem com o período de piracema – a fase de reprodução das piranhas –, ocorreram nas margens da represa, especialmente em áreas de aguapés. Nesse período, os machos defendem os ninhos e podem atacar potenciais ameaças, o que inclui banhistas.

Balneário Santo Antônio, na represa do Broa, em Itirapina. Foto: Prefeitura de Itirapina/Divulgação

Para prevenir novos incidentes, as autoridades estão mapeando as áreas de desova e instalando sinalizações para alertar os visitantes sobre os locais mais propensos a ataques. A medida visa informar os turistas e garantir que eles possam aproveitar a natureza de forma segura.

Casos semelhantes já foram registrados em outras regiões, como Pereira Barreto e Santa Cruz da Conceição, mas incidentes dessa natureza são raros no Broa. A prefeitura destaca que esta é uma ocorrência isolada e reforça a necessidade de atenção às sinalizações para evitar novos episódios.

Leia a notícia Após ataques de piranhas, Itirapina adota medidas para segurança no Broa em Jornal Cidade RC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.