Em quase mês na Prefeitura, Paulinho ainda não visitou nenhum bairro de Natal

Prestes a completar um mês de mandato, o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), segue encastelado no Palácio Felipe Camarão, sede do Poder Executivo, sem visitar nenhum bairro da capital potiguar. Desde que assumiu o cargo, no dia 1º, o novo gestor municipal só cumpriu agendas internas, participou de eventos protocolares e compareceu a solenidades fechadas. A única vez que esteve em uma agenda pública não foi para ver de perto a situação da cidade nem para ouvir as demandas da população, mas sim para participar da reunião política promovida pelo senador Rogério Marinho (PL), na última terça-feira (21), na praia de Búzios.

Paulinho não saiu do Palácio Felipe Camarão nem mesmo no dia da primeira grande chuva do ano em Natal, registrada na quarta-feira (13), quando vários bairros sofreram com os alagamentos, incluindo um trecho da engorda de Ponta Negra. Enquanto a cidade amanhecia debaixo d’água, com a população enfrentando os velhos problemas resultantes da falta de drenagem, o prefeito se reuniu com o secretariado para anunciar a “Operação Chuva”.

Reunião dia 8/1 quando o prefeito anunciou a “Operação Chuva”. Foto: Demis Roussos / Secom

Notícia publicada no site oficial da Prefeitura de Natal, na mesma data, informava que o prefeito havia lançado a citada operação “com a mobilização de todos os órgãos da gestão municipal para atuar na prevenção e solução de problemas causados pelas chuvas”.

“Estamos realizando as manutenções preventivas e em alerta para atender emergências. Esta semana já devemos iniciar os trabalhos com robôs para o monitoramento das tubulações e se identificadas, faremos as desobstruções”, disse o prefeito, segundo a informação oficial.

Paulinho, entretanto, preferiu não ver de perto os estragos causados pelas chuvas, como no bairro de Igapó, na zona Norte de Natal, onde uma cratera se formou no cruzamento das ruas Nossa Senhora do Ó e Santa Luzia, chegando a engolir uma retroescavadeira usada para abrir um túnel de drenagem no local.

Caso o prefeito tivesse visitado o local, ouviria a população reclamar da obra inacabada inaugurada pelo ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), no apagar das luzes da sua gestão, com a promessa de resolver definitivamente o antigo problema dos alagamentos daquela comunidade.

Retroescavadeira engolida por cratera na Zona Norte. Foto: Vinicius Marinho/Inter TV

Entre as medidas da “Operação Chuva” anunciada pelo prefeito, ainda segundo a notícia oficial, constavam “vistorias técnicas em áreas críticas, intensificação do trabalho das equipes de limpeza urbana e o acompanhamento das condições meteorológicas”.

Prefeito segue “escondido”

Um levantamento feito pela reportagem da Agência Saiba Mais no site oficial da Prefeitura de Natal constatou que, desde a posse de Paulinho Freire até a sexta-feira (24), foram publicadas 70 notícias sobre a gestão municipal. Em apenas 13 delas apenas é citada a participação do prefeito em alguma agenda.

A nossa reportagem solicitou ao secretário adjunto de Comunicação, Marcos Alexandre, um levantamento sobre a agenda do prefeito desde a posse, mas ele respondeu que, devido à grande demanda, não conseguiria fornecer a informação.

Apesar disso, ele confirmou que o prefeito “está participando de algumas cerimônias que já noticiamos” e que, no mais, Paulinho Freire cumpriu apenas “agendas internas”. A primeira dessas agendas foi dia 2, quando o prefeito, após dar posse ao primeiro escalão, reuniu o secretariado para “planejar 100 primeiros dias da gestão”, segundo manchete da notícia publicada no site da Prefeitura de Natal.

Prefeito faz primeira reunião com o secretariado. Fot: Secom

Dessa reunião saiu o anúncio das primeiras medidas da nova gestão municipal: o corte de gratificações e diárias para secretários e secretários adjuntos, além da exoneração dos cargos comissionados. “Toda a economia feita nas secretarias retornará como investimento para a própria gestão”, anunciou à época o prefeito.

De acordo com o prefeito, a meta seria economizar R$ 6 milhões mensais para “assegurar a continuidade dos serviços públicos e o pagamento em dia dos salários dos servidores municipais”. Caso o objetivo seja alcançado, a economia anual será de R$ 72 milhões.

Essas, porém, foram as únicas medidas anunciadas até aqui pelo prefeito de Natal. Desde então, Paulinho Freire não fez mais nenhum anúncio para dizer como resolverá os problemas herdados do seu aliado Álvaro Dias. Um deles é a falta de vagas nas creches municipais.

Esse, inclusive, foi o tema da segunda reunião feita pelo prefeito no Palácio Felipe Camarão, no dia 8, quando reuniu novamente o secretariado para garantir “o fim dos sorteios para a obtenção de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)”. A notícia divulgada pela Secretaria de Comunicação (Secom) afirmava ainda que “a gestão também está preparando um cronograma de visitas e inaugurações de obras para o primeiro semestre”.

Em nova reunião com secretariado, prefeito promete fim do sorteio de vagas nas creches. Foto: Secom

Em 2024, 1.208 crianças ficaram sem vagas nas creches da rede pública da capital após o sorteio realizado pela Prefeitura de Natal. Durante a campanha, Paulinho Freire prometeu zerar a fila das creches. Na reunião em que assegurou que acabaria com o sorteio de vagas já neste ano, o prefeito não detalhou como resolveria o problema.

Já no dia 9, a única agenda do prefeito noticiada pela Secom foi a participação dele na posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), eleitos para o biênio 2025/2027, em cerimônia realizada no Teatro Alberto Maranhão.

No dia 10, o prefeito participou de duas agendas. Pela manhã, ele recebeu a visita do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que estava acompanhado do ex-senador José Agripino (União). De acordo com a notícia oficial, eles “dialogaram sobre o desenvolvimento de Natal e Mossoró e defenderam entendimentos para o avanço dos municípios”.

Paulinho Freire recebeu o prefeito Allyson Bezerra (Mossoró) e o ex-senador José Agripino. Foto: Demis Roussos / Secom

Em seguida, Paulinho Freire recebeu mais uma visita, ao lado da vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos). Dessa vez, quem esteve no salão nobre do Palácio Felipe Camarão foi o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. O encontro, segundo a Secom, “tratou da importância da governança na gestão pública com base nas ferramentas de liderança, estratégia e controle”.

Na segunda-feira, dia 13, além daquela “reunião de emergência” com o secretariado em que anunciou a “Operação Chuva”, Paulinho Freire e a vice-prefeita Joanna Guerra receberam a escrivã da Polícia Civil, Samara Trigueiro, que foi anunciada como secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

A próxima notícia, publicada no dia 15, foi justamente a da posse de Samara Trigueiro na recém-criada Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), que dividiu as atenções com o também empossado novo comandante da Guarda Municipal de Natal, Francisco Carlos Fonseca.

Um dia depois, na quinta-feira (16), o prefeito se reuniu na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), no bairro da Ribeira, com representantes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para discutir o projeto de licitação do transporte público de Natal.

A reunião, conforme noticiou a Secom, discutiu “os avanços do projeto [de licitação]” e apresentou “pontos de aprimoramento identificados pelo TCE, com o objetivo de garantir que o edital contemple todas as necessidades da cidade”.

No dia 17, Paulinho Freire e Joanna Guerra deram posse à nova titular da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (Semul), Andréa Dias, irmã do ex-prefeito Álvaro Dias, que fez questão de posar ao lado dela na foto oficial, acompanhado do filho, o deputado estadual Adjuto Dias (MDB).

Paulinho Freire empossa irmã de Álvaro Dias, Andréa Dias, na Semul. Foto: Demis Roussos / Secom

Ainda no dia 17, o prefeito recebeu a presidente da Associação Brasileira do Procons, Márcia Moro da Rocha, ao lado da diretora-geral do Procon Natal Dina Pérez e do ex-vereador e ex-diretor do Procon Beto Madruga.

Paulinho posa para foto em frente à sede da Prefeitura de Natal com membros do Consulado da França em Recife. Foto: Demis Roussos / Secom

A última notícia divulgada pela Secom sobre a participação do prefeito em agendas foi na sexta-feira (24), quando ele recebeu membros do Consulado da França em Recife e representantes de uma associação da cidade de Toulouse. Dessa vez, Paulinho Freire até chegou a sair do Palácio Felipe Camarão, mas só para posar para a foto, sob o sol forte que da tarde, em frente a sede da Prefeitura de Natal.

Paulinho “jet set”

Um observador político ouvido pela reportagem comentou, em off, não estranhar que o prefeito estivesse “sumido” neste primeiro mês de gestão. Em tom de ironia, o interlocutor disse que Paulinho Freire “sempre preferiu os bastidores e os buffets com o jet set natalense”.

Curiosamente, enquanto o prefeito ainda não deu às caras fora do Palácio Felipe Camarão aos mais de 222 mil natalenses que lhe deram a vitória no segundo turno em 2024, a adversária derrotada por ele nas urnas, a deputada federal Natália Bonavides (PT), que obteve 179.714 votos, continuou com o pé nas comunidades pós-eleições, vistando os bairros, realizando plenárias e mobilizando as bases para não perder o capital conquistado nas urnas.

The post Em quase mês na Prefeitura, Paulinho ainda não visitou nenhum bairro de Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.