Arrastão da Dengue em Toledo: ação educativa já visitou 4.282 domicílios

ARRASTAO DENGUE CAPA

ARRASTAO DENGUE CAPA

Estimated reading time: 3 minutos

Mais de 4 mil domicílios já foram visitados pelos agentes comunitários de saúde (ACS) na ação educativa ‘Arrastão da Dengue’. A ação envolve o trabalho de orientação e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, um trabalho em conjunto com os agentes de combate às endemias. A ação começou na semana passada e deve se estender até o mês de fevereiro.

A diretora da Atenção Primaria em Saúde, Karla Lorensetti Roman, explica que o Arrastão da Dengue envolve todos os agentes comunitários de saúde das unidades da sede e do interior. Cada equipe trabalha dentro do seu território delimitado em visitações aos domicílios.

“Todos os ACS fazem as visitas com o propósito de orientar a população para evitar a Dengue. A equipe também repassa os cuidados no quintal e dentro das casas. Os focos mais simples identificados são eliminados pelas equipes, que também orientam a população de como fazer a limpeza do local corretamente. Os focos maiores são encaminhados à equipe da Vigilância Sanitária para a eliminação”, explica.

Os locais em que as equipe mais encontram focos de Dengue são o lixo doméstico, os pratos de plantas, cisternas e reservatórios de água atrás da geladeira. “Muitas pessoas cuidam dos seus espaços, mas as equipes ainda encontram focos de Dengue em locais muito simples de evitar. Então a luta diária contra a Dengue é para conscientizar todos da importância sobre os cuidados necessários para evitar a doença”, enfatiza a diretora.

REALIZAÇÃO – Desde o dia 13 de janeiro, 4.282 domicílios foram visitados pelos ACS. Nos distritos de Novo Sarandi, Vila Nova e Novo Sobradinho os trabalhos já foram encerrados. Na sede, as visitações continuam até fevereiro. Essa é a primeira vez que o Arrastão da Dengue é realizado em todo o município.

O movimento foi realizado no final de novembro do ano passado após os índices de infestação predial apontarem que 2,7% das unidades visitadas na época estavam com criadouros do mosquito que transmite Dengue.

Na ocasião, esta ação foi realizada no Jardim Europa com resultados animadores pela grande mobilização dos agentes comunitários de saúde e da população local. “Foi uma iniciativa da equipe da Unidade de Saúde do bairro que deu retorno e, por isso decidimos expandir para todas as localidades do município”.

O Arrastão da Dengue acontece no período da manhã. A tarde os ACS se dedicam aos trabalhos de rotina no território de atuação com visitas domiciliares para gestantes e idosos, entre outros atendimentos à comunidade. Karla esclarece que outros dois movimentos do Arrastão da Dengue poderão ocorrer dentro deste período epidemiológico.

“Nós sempre pedimos para a população receber as equipes dos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias para eles desenvolverem o trabalho de forma adequada. Aquelas pessoas que não conseguem receber as equipes durante o dia, que nos procure na Secretaria da Saúde ou nas Unidades de Saúde para fazermos o agendamento da visita e da vistoria em outro momento”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

O post Arrastão da Dengue em Toledo: ação educativa já visitou 4.282 domicílios apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.