Prefeitura de Natal confirma conclusão da engorda de Ponta Negra

A Prefeitura do Natal confirmou a conclusão da engorda da praia de Ponta Negra neste sábado 25. A obra resultou na ampliação da faixa de areia ao longo de 4,6 quilômetros da orla, iniciando na Via Costeira até o Morro do Careca. 

O prefeito Paulinho Freire comemorou a finalização da obra. “A Prefeitura do Natal concluiu a engorda de Ponta Negra, uma obra importante, resultado do esforço da gestão municipal. Protegemos o nosso cartão postal, o Morro do Careca, ampliamos a faixa de areia e temos mais espaço de lazer na praia para natalenses e turistas”, afirmou o prefeito Paulinho Freire.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Thiago Mesquita, a obra foi rápida, limpa e eficiente. Ele afirmou que a engorda já garante hoje a proteção e estabilidade da linha da costa da praia de Ponta Negra.

“Atualmente, a região da praia de Ponta Negra arrecada cerca de 400 milhões de ICMS, segundo a Fecomércio. Com a obra da engorda, esse número vai subir 30%, chegando a arrecadar 120 milhões. Ou seja, a obra que custou 75 milhões em menos de um ano vai proporcionar o retorno para o poder público”, explicou.  

Engorda de Ponta Negra

A obra da engorda foi iniciada em 30 de agosto de 2024, mas foi paralisada quatro dias depois, após a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), que faz o monitoramento ambiental do serviço, identificar que a areia da jazida licenciada tinha muito cascalho.

Em 20 de setembro, um decreto de emergência foi publicado pela Prefeitura, justificando a busca por uma nova jazida, que foi localizada a cerca de 10 quilômetros da costa. A intervenção foi retomada em 21 de setembro com a nova jazida.

A entrega da engorda estava anunciada para o final de dezembro, mas foi adiada, sendo finalizada neste sábado 25.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.