Grupo de Arqueologia realiza pesquisas em Canãa dos Carajás

A equipe técnica de Arqueologia da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), coordenada pelo arqueólogo Marlon Prado, iniciou o trabalho do ano de 2025 com prestação de serviços de consultoria ambiental no projeto S11D da mineradora Vale, em Canaã dos Carajás.

No momento, o grupo empenha-se na realização de pesquisa em sítios arqueológicos na área, realizando abertura de sondagens arqueológicas, com métodos de escavação, peneiramento, separação dos vestígios identificados por níveis e descrição do contexto ambiental em que se encontram esses sítios.

O arqueólogo Marlon Prado explica que essas pesquisas elas vão contribuir para o melhor entendimento da ocupação e expansão desses grupos pré-coloniais que habitavam a região, atendendo também a legislação.

“Posteriormente, o material que é recolhido das pesquisas desse campo irá para o laboratório de arqueologia da casa da cultura, onde esse material vai passar por uma análise tecnomorfológica, onde ele vai ser analisado a sua localização dentro do vasilhamento arqueológico, assim como passar por várias análises desses fragmentos e, também, mandar para a datação para a gente saber a data que esse material foi elaborado. Pesquisas anteriores, pesquisas da Casa da Cultura, já identificamos sítios arqueológicos datado de mais de 12 mil anos”, pontuou.

O post Grupo de Arqueologia realiza pesquisas em Canãa dos Carajás apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.