Argentina esclarece sobre detenção de turista nas Cataratas do Iguaçu

Foto: Gentileza/Iguazú Argentina (Arquivo)

Ganhou destaque na imprensa da Argentina, nessa quinta-feira (23), um caso insólito registrado dois dias antes, no lado argentino das Cataratas.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Leia também:
Costanera de Puerto Iguazú passa por manutenção na Argentina

De acordo com as publicações, um turista foi detido após ser flagrado em situação irregular no interior do Parque Nacional Iguazú. O homem, que teria entrado sem pagar ingresso, transportava um gato de estimação.

Uma das fontes consultadas, o jornal El Territorio, ouviu representantes da Administração de Parques Nacionais (APN) da Argentina e do corpo de guardas-florestais.

Conforme o relato dos guardas, o avistamento do homem, que tentou evitar a abordagem, ocorreu em uma das trilhas panorâmicas das Cataratas. “Ele gritava dizendo que era argentino e tinha direito de estar ali com seu gato”, contou uma das testemunhas ouvidas pelo jornal.

Animais domésticos nos parques da Argentina

Contudo, a entrada de animais de estimação está proibida nos parques nacionais da Argentina.

A justificativa principal é o risco de que espécies como cães e gatos transmitam doenças para a fauna silvestre. Além disso, no caso dos cães, os latidos costumam afastar outras espécies, que se sentem ameaçadas.

Para quem viaja com animais de estimação, a concessionária Iguazú Argentina disponibiliza um espaço para abrigar cães e gatos. A estrutura, de uso gratuito, fica no Centro de Visitantes da Área Cataratas.

Entrou sem pagar ingresso

Já a outra infração cometida pelo indivíduo foi entrar no parque sem pagar ingresso. Ao contrário do que ele alegava, mesmo visitantes de nacionalidade argentina estão obrigados ao pagamento.

A isenção total existe, mas vale apenas para moradores de Puerto Iguazú e categorias como crianças de até 5 anos, aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, guias de turismo, líderes de excursões, veteranos da Guerra das Malvinas e convidados.

O homem não teve sua identidade divulgada pelas autoridades. Detido por agentes policiais, ele foi conduzido à delegacia da cidade argentina de Puerto Iguazú para registro da ocorrência.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Argentina esclarece sobre detenção de turista nas Cataratas do Iguaçu apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.