Sesap anuncia acordo com Coopmed-RN para médicos voltarem ao trabalho

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), informou que fechou acordo com a Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN) para que os médicos retomem o atendimento de média e alta complexidade nesta sexta-feira (24), após paralisação que durou dois dias, nos hospitais do Coração, Rio Grande, Paulo Gurgel, Memorial, Varela Santiago e Liga Contra o Câncer.

A negociação, segundo a Sesap, foi mediada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPE). Os médicos, em assembleia extraordinária realizada na quinta-feira (23), aceitaram uma proposta que prevê o pagamento dos honorários referentes aos meses de setembro e outubro de 2024 em duas parcelas: 10 de fevereiro e 10 de março de 2025.

De acordo, ainda, com a Sesap, os serviços de cirurgias ortopédicas, cardíacas, pediátricas e oncológicas e de hemodinâmica serão retomadas após a proposta apresentada para a quitação das duas parcelas restantes do acordo firmado no Termo de Ajustamento de Conduta ser acatada pela Coopmed-RN.

A paralisação envolveu cerca de 16o profissionais, que realizam em média 3.700 atendimentos/mês, segundo informou a Coopmed-RN. O atraso no pagamento pelo Governo do Estado é de aproximadamente R$ 4 milhões.

Quando do anúncio da paralisação, a cooperativa informou que o valor é pago mensalmente no dia 30, mas o governo havia combinado de adiar o pagamento de dezembro para o dia 20 de janeiro, o que não se concretizou.

A Coopmed-RN não informou sobre o andamento das negociações com a Prefeitura de Natal para o pagamento da dívida de R$ 10 milhões deixada pela gestão do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

A entidade pediu “paciência” aos médicos plantonistas, dizendo que iria “conversar” com a nova administração do prefeito Paulinho Freire (União). Já no caso do atraso do Governo do Estado, a cooperativa não teve a mesma “paciência”.

The post Sesap anuncia acordo com Coopmed-RN para médicos voltarem ao trabalho appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.