Crescem chances de chapa com Fátima e Zenaide ao Senado Federal em 2026

A reunião de oposicionistas promovida pelo senador Rogério Marinho (PL) na praia de Búzios, na última terça-feira (21), além de expor uma prévia da fotografia do palanque bolsonarista, por outro lado empurrou a senadora Zenaide Maia (PSD) para o colo da governadora Fátima Bezerra (PT). As duas poderão repetir a dobradinha de 2018, quando estiveram na mesma chapa majoritária, mas dessa vez disputando juntas as duas vagas ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte em 2026.

Em entrevistas à imprensa no final de 2024, Rogério Marinho deu a entender que parte da sua estratégia para formar o palanque oposicionista para disputar as eleições no próximo ano é isolar a senadora Zenaide Maia. O senador bolsonarista, que deu uma guinada à extrema-direita nos últimos anos, depois de já ter sido filiado ao PSB, sempre cita que seus aliados preferenciais são o senador Styvenson Valentim (Podemos) e o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União).

No encontro de Búzios, Marinho incluiu no grupo o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), a quem se referiu como alguém “talhado” para ser governador do RN. Em 2023, conforme lembrou reportagem da Agência Saiba Mais, Álvaro acusou Rogério de barrar o repasse de R$ 40 milhões em convênios do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para Natal ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Rogério Marinho reuniu aliados em almoço na praia de Búzios. Foto: Divulgação.

Marinho, por sua vez, afirmou que não tinha condições de dar uma nota à gestão de Álvaro Dias porque desconhecia a situação das contas da Prefeitura de Natal. Pelos elogios mútuos trocados em Búzios, ambos parecem ter mudado de opinião rapidamente, demonstrando que o pragmatismo prevalece sobre as convicções.

O fato é que a reunião de bolsonaristas pode provocar um efeito colateral até então inesperado: a reaproximação entre Zenaide Maia e Fátima Bezerra. A relação das duas ficou estremecida em razão da disputa eleitoral do ano passado em São Gonçalo do Amarante, quando o esposo da senadora, Jaime Calado (PSD), derrotou nas urnas o ex-prefeito Eraldo Paiva (PT).

Fátima não chegou a se envolver intensamente na campanha de São Gonçalo do Amarante, mas a disputa deixou pequenos incêndios que ainda não foram apagados. Zenaide, por exemplo, mesmo com o apelo público feito pelo presidente Lula (PT), não declarou apoio no segundo turno à candidatura da deputada federal Natália Bonavides (PT), que terminou sendo derrotada pelo prefeito Paulinho Freire.

Em entrevista à Agência Saiba Mais, Zenaide declarou que “estranhou” o envolvimento de Natália na campanha em São Gonçalo do Amarante, uma vez que ela estava disputando a Prefeitura de Natal. O não apoio no segundo turno à petista, possivelmente, foi um troco político da senadora à deputada federal.

Jaime Calado tem feito críticas fortes ao ex-prefeito Eraldo Paiva, a quem se refere como “ingrato” e o acusa de ter “quebrado” as finanças do município, além de ter deixado uma “herança maldita” de serviços públicos precarizados, principalmente na saúde, educação e zeladoria.

Jaime Calado, prefeito de São Gonçalo do Amarante e esposo da senadora Zenaide Maia. Foto: Divulgação.

Depois da derrota eleitoral, Eraldo tentou um espaço no secretariado da governadora Fátima Bezerra, que o rejeitou para não se indispor com seu ex-secretário de governo e agora prefeito Jaime Calado. O veto ao aliado petista foi uma sinalização de que Fátima deseja refazer os laços com Jaime e Zenaide.

A senadora tem emitido sinais ambíguos, fazendo acenos ao PT, mas também flertando com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que não esconde de ninguém o desejo de ser candidato a governador, apesar de enfrentar o desafio de viabilizar sua candidatura.

Ele não é unanimidade nem em seu próprio partido, dado o apoio declarado do prefeito de Natal, Paulinho Freire, seu correligionário de União Brasil, ao senador Rogério Marinho. O líder da oposição no Senado Federal andou mandando sinais de fumaça para Allyson Bezerra, com que rompeu relações políticas em 2024, mas não o convidou para o almoço em Búzios.

Nos bastidores, comenta-se que Marinho quer “prender” Alysson Bezerra ao União Brasil para evitar sua candidatura a governador em 2026. Zenaide Maia chegou a declarar que o PSD estava “de portas abertas” para o prefeito de Mossoró, que por enquanto não respondeu publicamente ao convite da senadora.

A senadora, segundo seu esposo Jaime Calado, “não tem preconceito com a direita nem com a esquerda”, reforçando a percepção de que a estratégia da senadora para disputar a reeleição é juntar o maior número de aliados possíveis, independentemente do espectro ideológico.

Em entrevista ao “Diário do RN”, Jaime Calado disse que a disputa com seu desafeto Eraldo Paiva não será um impedimento para conversar com o PT. “Olha, desde o tempo que houve o rompimento com esse camarada eu disse que não ia brigar com ninguém por causa dele, não vale a pena”, declarou o prefeito ao jornal.

Zenaide, vale lembrar, é vice-líder do governo Lula no Senado Federal. O presidente, segundo fontes petistas, alimenta o desejo de juntar a senadora do PSD e a governadora Fátima Bezerra no mesmo palanque em 2026. Ele quer evitar a divisão dos votos da centro-esquerda, como aconteceu em 2022, quando Rafael Motta (Avante) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD), dividiram votos no mesmo campo político, favorecendo a eleição do bolsonarista Rogério Marinho.

Lula deseja que Fátima e Zenaide conquistem as duas vagas em disputa ao Senado Federal em 2026, mas o desafio é enorme. A governadora, primeiramente, precisa recuperar sua popularidade, que anda em baixa desde o início do seu segundo mandato em 2023. Depois, caso as duas se unam, enfrentarão do outro lado um palanque fortalecido com o senador Styvenson Valentim e um segundo nome ainda indefinido, mas que segundo as apostas de bastidores poderá ser o do ex-prefeito Álvaro Dias. Os dados estão lançados.

The post Crescem chances de chapa com Fátima e Zenaide ao Senado Federal em 2026 appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.