EUA prendem 538 imigrantes e realizam primeiras deportações após decretos de Trump

O governo dos Estados Unidos prendeu 538 imigrantes em situação irregular e deportou “centenas” deles na primeira operação de grande escala da nova gestão de Donald Trump, informou a Casa Branca na noite de quinta-feira (23). As ações fazem parte de uma política mais rígida de controle migratório, prometida durante a campanha presidencial.

Segundo a nova porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, as deportações foram realizadas em aeronaves militares, mas detalhes sobre o número exato de deportados e seus destinos não foram divulgados. “A maior operação de deportação em massa da história está em andamento. Promessas feitas. Promessas cumpridas”, afirmou Leavitt.

Embora a Casa Branca tenha destacado que todos os imigrantes presos tinham condenações recentes na Justiça norte-americana, especialistas apontam que a deportação, em muitos casos, depende de fatores como a gravidade dos crimes, acordos bilaterais e a análise de pedidos de refúgio.

De acordo com o jornal The New York Times, autoridades da fronteira com o México receberam permissão para realizar deportações instantâneas — prática que, segundo leis internacionais, é considerada irregular. Essa medida teria acelerado o processo, mas gera críticas e questionamentos legais.

A operação é vista como uma “pequena amostra” das ações futuras do governo Trump, que pretende endurecer ainda mais as políticas imigratórias. Contudo, organizações de direitos humanos e especialistas alertam para os impactos humanitários dessas ações, especialmente em relação a imigrantes que buscam refúgio.

Fonte: g1.

The post EUA prendem 538 imigrantes e realizam primeiras deportações após decretos de Trump appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.