Município e Estado conversam sobre projetos e investimentos na Educação

reuniao nre e smed carlos rodrigues 2

reuniao nre e smed carlos rodrigues 2

Estimated reading time: 3 minutos

Na manhã desta quarta-feira (22), o Gabinete do Prefeito de Toledo recebeu um encontro que discutiu projetos e investimentos na área da Educação. Representando o município, o vice-prefeito Lucio De Marchi e a secretária municipal da Educação, Janice Salvador, acolheram o chefe do Núcleo Regional da Educação (NRE/Toledo), José Roberto Guimarães, para uma reunião em que foram abordados temas de interesse mútuo entre os governos municipal e estadual, com o objetivo de alinhar estratégias e promover avanços no setor.

Entre os principais assuntos da pauta, destaca-se o transporte escolar, serviço custeado de forma compartilhada pelos dois entes federativos que passa a adotar uma nova metodologia na concessão do serviço para estudantes residentes na área rural. Outro tema relevante foi a situação dos imóveis em dualidade, onde escolas municipais e colégios estaduais dividem o mesmo espaço. A conversa também tratou da reforma da sede atual do NRE/Toledo ou da possibilidade de construção de um novo prédio em área que pode ser cedida ou permutada com o município.

Durante a reunião, Janice Salvador e José Roberto Guimarães também abordaram o planejamento de investimentos em ampliações e reformas nas instituições geridas pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) e pelo NRE. A ideia é que o cronograma seja elaborado de forma integrada e a reforma custeada pelo município e pelo estado no caso dos prédios compartilhados.

José Roberto Guimarães destacou um importante avanço para a região: até 2027, Toledo será contemplado com cinco novos colégios estaduais. Um deles, no Jardim Gisela, já está concluído. Outro, no Jardim Pinheirinho, será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e fará parte do projeto “Escola do Futuro”, trazendo uma proposta pedagógica diferenciada.

Três outras unidades serão implementadas nos bairros Orquídea, Filadélfia e Bressan, com a nova sede do Colégio Estadual Esperança Favareto Covatti. Essas obras fazem parte de um projeto que promoverá parcerias público-privadas (PPP) em que investidores serão responsáveis pela construção (a começar pela elaboração dos projetos) e manutenção dos imóveis por 20 anos – após este período, os edifícios serão transferidos definitivamente ao Governo do Estado. Este modelo de PPP será adotado em 40 colégios no Paraná, cinco deles localizados na área de abrangência do NRE/Toledo, incluindo também as cidades de Marechal Cândido Rondon e Palotina.

O chefe do NRE alertou sobre a mudança no repasse do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] Educação, cujo cálculo, a partir deste ano, será baseado também em indicadores, como a nota no Prova Paraná e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além disso, pediu para que a Smed fortaleça na rede municipal de ensino o “Alfabetizar Juntos” e o “Educa Juntos”, projetos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) que oferecem subsídios importantes às equipes pedagógicas do Ensino Fundamental I.

TOLEDO

O post Município e Estado conversam sobre projetos e investimentos na Educação apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.