Como manter uma alimentação saudáveis das crianças mesmo nas férias

alimentacao criancas ferias (2)

alimentacao criancas ferias (2)

Estimated reading time: 5 minutos

Com a garotada em casa no período de férias, sempre tem um sorvetinho no fim de tarde, um delicioso bolo recheado, biscoitos decorados, um lanche no shopping e acaba sendo desafiador manter uma alimentação correta dos pequenos nesta época quando eles estão em casa, têm mais tempo livre e, às vezes, acordam mais tarde.

Quando os pais trabalham fora e as crianças ficam com os avós ou outras pessoas que trabalham na casa, fica mais difícil manter uma rotina pré-estabelecida só com alimentos saudáveis. Até porque sempre tem um agrado, um docinho com uma memória afetiva, o desejo por comer algo diferente. A nutricionista Jaciara Nogueira Reis comenta que para vencer esse desafio de manter uma alimentação mais saudável nas férias, os pais podem fazer um planejamento para minimizar os prejuízos.

“Planejar o dia, a rotina, as compras da casa, afinal quem está de férias são as criança. Nós continuamos sendo pai, mãe ou o responsável e não podemos deixar com que esse período depois se transforme em um período de transtorno, porque tem o risco do ganho de peso. Sabemos que a obesidade infantil é um problema grande de saúde pública e outras doenças associadas como diabetes, hipertensão, colesterol alto, principalmente pelo consumo excessivo de alimentos ultraprocessados”.

A nutricionista explica que os alimentos ultraprocessados, que passam por um processo de industrialização perdendo as características dos alimentos naturais, devem ser evitados como salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, sorvetes, refrigerantes, além das frituras e outros alimentos. Além do planejamento, a profissional pontua que a família deve manter uma rotina de refeições em casa, mesmo nas férias.

ROTINA ALIMENTAR – Pode acontecer de algum dia passar do horário por conta de uma viagem ou um passeio. Mas o que não deve é pular refeições. “É importante manter pelo menos as três grandes refeições que são o café da manhã, o almoço e o jantar, mesmo que sejam alimentos mais leves. E entre essas refeições pode ter um lanchinho para a criança”.

Nos intervalos dessas refeições, os pais ou responsáveis podem deixar a disposição da criança alimentos práticos e rápidos como frutas cortadas na geladeira, granola, iogurte, porções de oleaginosa, castanhas. “Tudo isso podemos incluir para a criança, o que não pode é trocar as principais refeições simplesmente por fast food ou por lanches rápidos. Se houve essa troca, a criança vai fugir da rotina, isso pode trazer prejuízo para a saúde e uma rejeição da criança pela mudança para a alimentação saudável outra vez. Então acho que tem que manter essa rotina”, explica a nutricionista.

OFICINAS DIVERTIDAS – Mesmo assim, a rotina alimentar da criança não precisa ser monótona. Durante o período de férias, com mais tempo livre, os pais podem envolver os filhos em oficinas gastronômicas, desta forma as crianças aprendem sobre os alimentos e conhecem novos sabores. A nutricionista recomenda algumas atividades como incluir as crianças no preparo mais fácil de alguns alimentos, como fazer um geladinho de fruta, fazer cookies saudáveis, bolinhos, entre outros preparos.

“Levar a criança para a cozinha para ajudar a fazer o próprio arroz com feijão, ajudar no preparo do almoço, do jantar são ações muito importantes. Geralmente estamos acostumados a levar as crianças só para o supermercado, mas é interessante levar também em uma feira da agricultura para comprar frutas, verduras, legumes que são da época e da região. É fundamental fortalecer essa ligação do campo com a cidade através da compra direto do agricultor. Isso também vai ser uma forma de valorizar quem produz a comida de verdade”, orienta Jaciara.

Além da visita as feiras, outra atividade para incentivar a alimentação saudável que pode ser realizada neste período de férias é a visitação de propriedades rurais produtoras de alimentos. Desta forma, as crianças podem conhecer o plantio, ter o contato com a natureza e com o alimento in natura.

REFEIÇÃO ESPECIAL – Tornar a hora da refeição um momento importante e especial também contribui para apresentar novos alimentos e manter os saudáveis sempre a mesa. A participação dos pais na hora das refeições, também consumindo alimentos saudáveis, estimula e incentiva os pequenos a experimentarem novos sabores. Apresentar o alimentos com preparos diferenciados também ajuda a estimular o paladar dos pequenos.

Apesar das férias ser um momento de descontração, com menos regras e horários mais flexíveis, a nutricionista lembra que os pais ou adultos continuam sendo responsáveis pela saúde da criança. “Sabemos que a alimentação é saúde. Então, pode ser que você queira fazer uma refeição menos regulada com refrigerantes ou sair para comer um fast food ou uma fritura ou um alimento com excesso de açúcar. Mas isso deve ser de forma pontual e não deixar virar uma rotina da criança”, conclui Jaciara.

Da Redação

TOLEDO

O post Como manter uma alimentação saudáveis das crianças mesmo nas férias apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.