A cada hora, uma vítima de acidente com moto é atendida no Walfredo Gurgel

O número de atendimentos de vítimas de colisões envolvendo motos bateu recorde no mês de julho no Hospital Walfredo Gurgel. Foram atendidas 860 pessoas que ficaram feridas neste tipo de acidente. Um média recorde de 27,7 atendimentos por dia, ou seja, a cada hora, pelo menos uma pessoa necessitou de atendimento emergencial no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, referência no atendimento de traumas no Rio Grande do Norte. O complexo hospitalar tem enfrentado uma crescente demanda em decorrência desse tipo de sinistro.

De um total de 6,4 mil atendimentos realizados no pronto-socorro do hospital durante em julho, aproximadamente 13,4% dos atendimentos gerais foram a pessoas vítimas de acidente com moto. Este índice reforça a escalada preocupante sobrecarregado na maior unidade hospitalar de urgências do estado.

Em resposta a uma matéria publicada pela Agência SAIBA MAIS sobre a superlotação crítica no Centro Cirúrgico, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), divulgou dados que revelam um aumento substancial nas ocorrências de acidentes com motociclistas, não apenas em Natal, mas em todo o estado. Em julho, houve um crescimento de 13,6% no número de atendimentos a essas vítimas em comparação com o mês anterior, alcançando o maior número já registrado na série histórica do hospital.

Em termos comparativos, no mesmo período nos anos 2022 e 2023, foram registrados 616 e 760 ocorrências deste tipo de atendimento, respectivamente. Isso mostra que a cada ano, esse quantitativo vem aumentando.

O Rio Grande do Norte possui uma frota de aproximadamente 610 mil motocicletas e motonetas registradas. Pelos dados do Detran/RN, em 10 anos esta frota aumentou em 46%. Em 2014, o RN tinha 366 mil moto e 49 mil motonetas. Em 2024 são 526 mil motos e 82 mil motonetas.

Hospital Walfredo Gurgel está superlotado

A situação é ainda mais crítica quando se observa o aumento mensal de 27,8% nos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e de 10,3% nos atendimentos ortopédicos, o que demonstra a sobrecarga geral enfrentada pela equipe de saúde. A própria Secretaria Estadual de Saúde reconhece a gravidade do problema e informou que a tendência de alta no número de acidentes com motocicletas, observada em julho, persiste no mês de agosto.

Conforme a Sesap, a instituição está recebendo um investimento de R$ 9 milhões para a ampliação e reforma de seus setores, incluindo a construção de um novo centro cirúrgico. Com 40% da obra concluída, a expectativa de conclusão é para meados do segundo semestre. Espera-se, com a reforma, dobrar a capacidade de atendimento desse setor, aliviando a pressão sobre o hospital.

Confira os principais números do HWG

  • Atendimentos no Pronto-Socorro (julho): 6.400 pessoas
  • Acidentes com motocicletas: 860 atendimentos (13,4% do total)
  • Casos diários de colisões envolvendo motocicletas: 27,7 por dia
  • Atendimentos de acidentados por hora: 1,15
  • Aumento em relação ao mês anterior: +13,6%
  • Aumento nos casos de AVC: +27,8%
  • Aumento nos atendimentos ortopédicos: +10,3%
  • Investimento em infraestrutura: R$ 9 milhões
  • Percentual da obra do novo centro cirúrgico concluído: 40%

The post A cada hora, uma vítima de acidente com moto é atendida no Walfredo Gurgel appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.