Vice-prefeito de Toledo discute projeto de biogás com investimento de R$ 200 milhões

biogás em Toledo

biogás em Toledo

Estimated reading time: 3 minutos

O vice-prefeito Lucio De Marchi recebeu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, na manhã de quarta-feira (22), dois representantes da empresa de transformação de resíduos agroindustriais “Bioo”. A reunião tratou da apresentação da empresa e suas soluções, bem como a viabilidade da implantação de biogás em Toledo.

Estiveram presentes na reunião o chefe de Gabinete do Prefeito, Reinaldo Sales; o assessor de Projetos e Programas, Neuroci Frizzo; o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Deseco), Thiago D’Arisbo, três diretores da Deseco, Luiz Bombardelli, Liliane Rodrigues e Michelli Ferronato; além dos representantes da Bioo, Bruno Esperança e Thielli Ferreira.

A empresa apresentada trabalha com o tratamento de matérias orgânicas da agroindústria por meio de decomposição em ambiente fechado e controlado para transformação no produto final, que é o biogás. Segundo Bruno, a empresa teria capacidade de processar aproximadamente 400 toneladas de resíduos por dia, e sua implantação em Toledo demandaria um investimento de 200 milhões de reais. Ele explica que o empreendimento empregaria 40 trabalhadores diretos, e 180 durante o processo de construção, que duraria 14 meses.

Na reunião, foram discutidos os possíveis impactos ambientais que a implantação da empresa de biogás poderia trazer para Toledo, como a presença de odores espalhados em áreas residenciais. Também debateram sobre a necessidade do tratamento adequado da sobra de água e resíduos gerados no processo de decomposição e produção do gás.

Para Thiago D’Arisbo, Toledo é considerada a capital do agronegócio, e por isso, as indústrias precisam de soluções tecnológicas para destinação correta dos resíduos a fim de minimizar os impactos ambientais e permitir o alargamento das escalas de produção de modo seguro. “Nós vemos essa possível implantação da empresa em Toledo com muitos bons olhos. Tivemos uma reunião muito produtiva, com a presença de diversas secretarias municipais, para que isso possa ocorrer da forma mais breve possível. O próximo passo é a análise da Secretaria de Meio Ambiente, que considera todos os aspectos ambientais decorrentes dos processos operacionais da empresa, para que não ofereça absolutamente nenhum risco para a cidade”, finalizou o secretário.

TOLEDO

O post Vice-prefeito de Toledo discute projeto de biogás com investimento de R$ 200 milhões apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.