Folia sem Catracas: por transporte público gratuito e 24h no carnaval

O movimento busca garantir acesso igualitário à maior festa popular do mundo, sem barreiras financeiras ou logísticas para os foliões

No último dia 14 de janeiro, foi lançado o movimento @tarifazeroRJ, com a campanha Folia sem catracas, que busca mobilizar a sociedade e pressionar o poder público a implementar transporte público gratuito e com funcionamento 24 horas durante o Carnaval do Rio de Janeiro, entre os dias 01 e 05 de março.

Para Mallu Côrtes, militante pela mobilidade urbana e idealizadora do projeto “o Manifesto destaca o papel fundamental do transporte público como ferramenta de democratização do acesso à maior festa popular do mundo, garantindo que todas as pessoas possam participar
dos blocos, desfiles e celebrações, sem que o transporte público seja um limitador de acesso, seja pelos altos custos da passagem ou pela redução de horários durante a folia. Com a TARIFA ZERO no carnaval, todos podem transitar pela cidade, como deveria ser o
ano todo!”

O manifesto reivindica gratuidade no transporte público durante todo o período carnavalesco e funcionamento ininterrupto das linhas de ônibus, metrô e trens, atendendo às necessidades de quem vive e celebra o Carnaval.

Por que transporte público gratuito e 24h no Carnaval?

Acessibilidade para Todos, Redução de Trânsito e Impacto Ambiental, Segurança e Mobilidade Urbana, Fomento à Economia Local e Impulsiona a geração de renda para vendedores ambulantes e pequenos comerciantes.

O manifesto Folia sem Catracas convida toda população fluminense a assinarem a petição online, compartilharem a campanha nas redes sociais e participarem de ações para pressionar o poder público a adotar essa política inclusiva, essencial para democratização do acesso ao carnaval carioca.

Para mais informações, siga a página @tarifazeroRJ

O post Folia sem Catracas: por transporte público gratuito e 24h no carnaval apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.