Misterioso objeto gigante viaja pela Via Láctea a 1,6 milhão de km/h revela a Nasa

Com o avanço das tecnologias e ferramentas, e com países desenvolvidos investindo cada vez mais na corrida espacial, surgem novidades no mundo além da terra todos os dias. A última trata de um objeto enigmático e gigantesco, que está viajando, segundo a Nasa, a uma velocidade impressionante de 1,6 milhão de quilômetros por hora.

O “objeto” foi identificado pela Nasa enquanto cruzava a Via Láctea. E ee acordo com o jornal britânico The Mirror, esse astro possui uma massa 27 mil vezes maior que a da Terra, tornando-o um dos corpos celestes mais intrigantes descobertos recentemente.

Devido às incertezas em relação à sua composição nuclear, o objeto ainda não foi classificado. Segundo a Nasa, ele pode ser uma anã marrom – um corpo celeste com massa superior à de um planeta, mas inferior à de uma estrela – ou um planeta gasoso supermassivo.

“Este objeto de hipervelocidade é o primeiro desse tipo encontrado com massa semelhante ou menor que a de uma estrela pequena. Poderia ser uma estrela de baixa massa ou, se não fundir hidrogênio constantemente em seu núcleo, seria considerada uma anã marrom, colocando-a entre um planeta gigante gasoso e uma estrela,” destacou a Nasa em comunicado oficial.

Possível origem e trajetória do objeto

Pesquisadores do projeto Planet 9, responsáveis por rastrear o movimento do astro, afirmam que ele pode eventualmente deixar a Via Láctea devido à sua “hipervelocidade”, e seguir para o espaço intergaláctico – uma vasta região de plasma entre as galáxias, inacessível para a vida humana.

Batizado de CWISE J124909.08+362116.0, a origem do objeto permanece um mistério. Os cientistas trabalham com duas principais hipóteses: o astro pode ter se originado de uma supernova de anã branca – a explosão de uma estrela semelhante ao Sol – ou do encontro de um aglomerado de estrelas com sistemas binários de buracos negros.

“Quando uma estrela encontra um buraco negro binário, a complexa dinâmica dessa interação de três corpos pode lançar a estrela para fora do aglomerado globular”, explicou Kyle Kremer, do Departamento de Astronomia e Astrofísica da Universidade de San Diego, em nota divulgada pela NASA.

Monitoramento contínuo pela Nasa

Enquanto o CWISE J124909.08+362116.0 continua sua jornada pela Via Láctea, ele permanece sob observação dos pesquisadores. Imagens de satélites devem ajudar a NASA a analisar melhor sua composição e, eventualmente, classificar o objeto de forma definitiva.

The post Misterioso objeto gigante viaja pela Via Láctea a 1,6 milhão de km/h revela a Nasa appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.