Dengue: fique alerta para os sintomas e critérios para alta médica

Ministério da Saúde reforça importância da eliminação dos criadouros

Identificar precocemente os sintomas da dengue e compreender critérios para alta médica são passos essenciais para garantir o tratamento adequado e prevenir complicações. O Ministério da Saúde reforça a importância da conscientização da população sobre a eliminação de criadouros do Aedes aegypti em domicílios e a busca por atendimento ao surgirem primeiros sintomas.

Leia também:
Rio Claro: casos de dengue já são dobro de janeiro do ano passado
Estado: Plano de Contingência contra a dengue é lançado

De acordo com o manual Dengue os principais sintomas da dengue incluem

– Febre alta (39°C a 40°C) de início súbito; dor de cabeça intensa, especialmente atrás dos olhos; dores musculares e/ou articulares; prostração, caracterizada por cansaço extremo; náuseas e vômitos; manchas vermelhas na pele; dor abdominal intensa e contínua; sangramentos de mucosas, como nas gengivas ou nariz.

Nem todo caso de dengue necessita de hospitalização. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar esse desfecho, mas é importante que a população esteja informada .

Pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, um paciente com dengue pode ser liberado do hospital quando:

– Apresentar estabilização hemodinâmica mantida por 48 horas; estiver sem febre por pelo menos 24h; demonstrar melhora visível do quadro, com recuperação do apetite e do estado geral, exibir hematócrito estável e dentro dos valores normais por 24 horas; mostrar contagem de plaquetas em elevação.

Leia a notícia Dengue: fique alerta para os sintomas e critérios para alta médica em Jornal Cidade RC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.