PT repudia nomeação de homem como secretário adjunto de Mulheres de Natal

O PT do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Mulheres, emitiu uma nota de repúdio contra a nomeação de Saulo Spinelly pelo prefeito Paulinho Freire (União) como secretário adjunto da Secretaria de Mulheres do Município de Natal (Semul). No comunicado, o coletivo petista afirma que a escolha da gestão municipal “representa um retrocesso em termos de construção desta política [de direitos das mulheres], que tem entre as suas pautas a ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.”

“A indicação de um gestor homem provoca um rompimento com o acúmulo histórico e de luta para formulação, materialização e ampliação a partir do protagonismo e liderança de uma secretaria gerida por mulheres”, diz trecho da nota.

O texto também denuncia o “sucateamento de serviços essenciais vinculados à Semul”, citando como exemplo a paralisação do serviço do Centro de Referência da Mulher (Crem)”, que foi noticiada pela Agência Saiba Mais.

A nota cita, ainda, “denúncias de que cargos importantes do Crem e da Casa Abrigo Clara Camarão estariam desocupados, atrapalhando o funcionamento efetivo desses equipamentos”.

O coletivo afirma, no texto, que a nomeação do secretário adjunto foi “inadequada” e defendeu que “nenhuma pessoa deve ser atacada ou silenciada com ameaças” por denunciar essa situação.

Além disso, a nota também repudia “os ataques misóginos e LBTfóbicos contra a vereadora Samanda Alves (PT Natal)” em razão de suas críticas à nomeação de Saulo Spinelly na Semul. O texto denunciou, ainda, ataques contra o próprio coletivo de mulheres do PT e a governadora Fátima Bezerra.

“Nos somamos à posição do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres que, por meio de nota, solicita o recuo da nomeação de um homem para o cargo de secretário adjunto da Semul de Natal”, completa a nota.

Em suas redes sociais, a vereadora Samanda Alves afirmou que não tem “nada pessoal contra o homem indicado”, mas que as “mulheres de Natal” estavam pedindo que o prefeito Paulinho Freire “volte atrás e indique uma mulher com conhecimento técnico para esse cargo.”

“Venho aqui fazer um apelo ao prefeito para que revogue [a nomeação, indique uma mulher [como secretária adjunta] para pensar junto com a secretária titular as políticas públicas de promoção e defesa das mulheres, as políticas públicas de enfrentamento às violências que as mulheres sofrem diariamente”, declarou a vereadora.

A vereadora disse lamentar a necessidade de ter de fazer esse apelo ao prefeito, o que para ela por si só demonstra a “falta de sensibilidade” da gestão recém-empossada com a promoção dos direitos das mulheres de Natal.

A nomeação de Saulo Spinelly foi publicada na edição do último dia 13 do Diário Oficial do Município (DOM), marcando a primeira mudança no secretariado da Prefeitura de Natal apenas duas semanas após a posse do prefeito Paulinho Freire.

Danielle Mafra, que havia sido empossada como titular da Semul no dia 2, foi substituída pela irmã do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), Andreia Cristina Costa Dias, que na gestão do irmão ocupou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

The post PT repudia nomeação de homem como secretário adjunto de Mulheres de Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.