Semana de Ancestralidade Moderna segue até 30 de agosto em Felipe Camarão

A Semana de Ancestralidade Moderna foi aberta nesta terça-feira 20 e segue até 30 de agosto, sendo um evento imperdível promovido pelo projeto Conexão Felipe Camarão, situado na Zona Oeste de Natal, no bairro Felipe Camarão. Com uma programação diversificada e repleta de conteúdo, o evento promete enriquecer culturalmente tanto moradores locais, quanto visitantes. Na abertura, alunos da Escola Estadual Clara Camarão assistiram documentários e interagiram em uma Roda de Conversa.

A abertura da programação aconteceu nesta terça-feira 20, na Escola Estadual Clara Camarão, com uma Roda de Conversa, onde foi possível compartilhar ideias, experiências e vivências relacionadas à ancestralidade moderna. Tudo teve início em “Uma imersão em Felipe Camarão: Conexões de um processo criativo cinematográfico”, com participação do diretor Carito Cavalcanti e exibição do documentário “Uma pisada diferente: Na Trilha dos Caboclos do Mestre Bebé”. O documentário conta a história de Francisco de Assis Silva, o Mestre Bebé, herdeiro de uma cultura prestes a completar cem anos. A tradição começa na cidade de Major Sales, quando o seu avô, José Berto da Silva, em 1924, funda o primeiro grupo de caboclos.

A partir das 16h, foi exibido o documentário Vamembolá, dirigido por Lucila Meirelles e Cid Campos. Trata-se de um documentário experimental, um musical sobre o encontro do embolador e cantor potiguar Chico Antônio, com o modernista Mário de Andrade no Engenho Bom Jardim, em 1929. O curta traz dados históricos e as impressões de Mário de Andrade sobre o nordeste do país, que resultaram em uma profunda reflexão sobre a realidade cultural do Brasil. O filme é inspirado no livro O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade, sob um viés poético e artístico, entrelaçando o real e a ficção, o factual e o surreal. Alunos da Escola Estadual Clara Camarão tiveram a oportunidade de fazer perguntas, interagir e matar curiosidades sobre cinema e também conhecer a bisneta de Chico Antônio, que esteve presente.

Leia também: Filme ‘O Alecrim e o Sonho’ encerra circuito em Natal com sessões inclusivas para pessoas com deficiência

“A Semana Ancestralidade Moderna significa compreender o Brasil e sua potente diversidade e história. Rever Câmara Cascudo, Chico Antônio, Gilberto Gil, Manoel Marinheiro, Dona Militana, Luís Gonzaga, Lia de Itamaracá, Mautner, Amir Haddad e os sons ancestrais. O território provoca mudanças na educação, no currículo escolar. Lugar onde crianças, jovens e famílias se encontram e se reconhecem através da sua cultura”, destaca Vera Santana, coordenadora geral do Conexão Felipe Camarão.

Nesta quarta-feira 21, a Semana de Ancestralidade Moderna apresenta seu segundo dia na Escola Municipal Veríssimo de Melo, em Felipe Camarão. Na programação, a partir das 15h, apresentações do Orquestrim Conexão Felipe Camarão, do Auto do Boi-de-Reis do Mestre Manoel Marinheiro, do grupo Gonzagando, da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – CDTAM e a Capoeira do Mestre Marcos. A Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM) foi criada em 1998 e integra a Fundação José Augusto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Na quinta-feira 22, às 10h, no cinema Moviecom (Praia Shopping) acontece o lançamento do documentário Fragmentos de um Território de Saberes, com duração de 25 minutos, numa imersão cinematográfica no território de saberes do projeto Conexão Felipe Camarão, na zona oeste de Natal/RN, contada em fragmentos sensoriais, com a assinatura poética característica do diretor Carito Cavalcanti.

Dia 23 de agosto, sexta-feira, na Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão, será realizado o Círculo de Cultura Felipe Camarão, Território Ancestral. O evento irá reunir a Capoeira: de Mestre Pastinha a Mestre Marcos; Boi de Reis Mirim (Escola Estadual Clara Camarão); Cartas a Cascudo; Bois de Reis Mestre Manoel Marinheiro; Orquestrim Conexão Felipe Camarão e Poetizando: André Gravatá – escritor. Como convidados: Daliana Cascudo – Presidente do Instituto Câmara Cascudo; Pablo Capistrano – Escritor e dramaturgo; Gilson Matias – Diretor Geral da Fundação José Augusto e Dácio Galvão – Escritor, Pesquisador e Ativista Cultural.

Encerrando a Semana de Ancestralidade Moderna será aberta a Exposição de Rabecas, na Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão, que acontecerá de 24 a 30 de agosto, das 14h às 17h. A exposição reúne Rabecas construídas no projeto Conexão Felipe Camarão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.