Feirantes intensificam a irrigação para não prejudicar os canteiros de hortaliças

Designer (39)

Designer (39)

Estimated reading time: 4 minutos

Quem tem o escritório a ‘céu aberto’ sabe o desafio que é ter bons resultados o ano todo. Plantar e colher alimentos é um trabalho constante e depende de várias fatores climáticos: chuva na época certa, estiagem quando necessário, frio para o desenvolvimento de plantas características da época e cuidado em todo o momento. O investimento é alto, assim como o risco quando o clima não colabora.

No verão, com as altas temperaturas é preciso muita dedicação na produção das hortaliças. O sol forte e a falta de umidade pode comprometer o desenvolvimento das plantas. O presidente da Associação de Feirantes de Toledo (Afertol), Nedio Perondi, comenta que baixa quantidade de chuva das últimas semanas ainda não tem influenciado nas hortas da região.

“Por enquanto a produção está boa. Os feirantes estão intensificando a irrigação para não prejudicar os canteiros. As propriedades estão com água para atender a demanda e que tem sombrite está mais tranquilo porque sol forte não tem ‘queimado’, as plantas, principalmente as mais sensíveis como as verduras. Mas tem produtor que já perdeu hortaliças, melancia, melão pela falta de água. Por enquanto deu para contornar a situação”.

Contudo, com pouca chuva, Perondi pontua que o produtor poderá sentir logo os efeitos negativos. “A produção cai e o preço aumenta. Então pode ficar uma situação complicada”, complementa.

DEDICAÇÃO – Na sua propriedade, uma chácara perto da UPA, o presidente da Afertol conta que produz ‘um pouco de tudo’. Mandioca, tomatinho, banana e outras frutas vão fresquinhas para a sua banca na feira do Centro.

Nos últimos quatro anos, além do trabalho com a terra, Perondi tem se dedicado na organização e nas demandas da Afertol. Cuidar da rotina das feiras, atender os pedidos dos feirantes, orientar e buscar melhorias tem sido uma das funções como presidente da Associação. Mas agora ele vai passar o posto.

Em março, haverá uma assembleia para troca da diretoria da entidade. O atual presidente indicou outra pessoa para a eleição. “Eu estou muito feliz pelo trabalho na Afertol nesses quatro ano. A Associação é uma grande família. Eu estou com 62 anos e agora quero deixar a função para os mais novos também. É claro que sempre estarei por perto para auxiliar também”.

Perondi lembra que durante período da sua gestão da Associação, enfrentou alguns desafios, como a pandemia da Covid-19. “A pandemia foi um desafio, nós dependíamos da feira; os protocolos foram todos atendidos para que mantivéssemos o funcionamento. Tudo foi se adequando, as faixas, o distanciamento, o álcool em gel em todas as barradas”.

Atualmente, mais de 60 famílias vendem seus produtos nas feiras de Toledo. Para entrar nesse grupo é preciso fazer contato com a Associação e a Prefeitura e preencher alguns requisitos. A Feira do Produtor é realizada em vários bairros, com dias e horários alternados:

Terça-feira: Pancera e Gisele (13h30 até 20h);

Quarta-feira: Centro (14h até 21h)

Quinta-feira: Europa (13h30 até 20h) e Coopagro (13h30 até 21h)

Sexta-feira: Jardim Porto Alegre, Pioneira (14h até 21h) Vila Nova (16h até 21h)

Sábado de manhã: Vila Industrial (7h até 12h)

Sábado de tarde: Panorama (13h30 até 18h)

Da Redação

TOLEDO

O post Feirantes intensificam a irrigação para não prejudicar os canteiros de hortaliças apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.