Gestão de informações: Itaipu cria ferramenta com IA e otimiza resultados

IA ajuda a otimizar busca por dados

Uma nova ferramenta, em implantação na Diretoria de Coordenação, que promete agilizar a obtenção de informações, com impactos positivos na produtividade. Trata-se do DC-GPT e funciona como um chat dentro do programa Teams, da Microsoft. Ela foi desenvolvida pela equipe da Superintendência de Informática da Itaipu Binacional.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

De acordo com Mateus Vidal da Silveira, da Assessoria de Planejamento e Coordenação, área demandante do projeto, a ideia é facilitar a obtenção de informações como orçamento, portfólio de projetos, pagamentos, contratos e convênios, entre outras. A inclusão dos dados de cerca de 60 indicadores de desempenho utilizados na diretoria é o passo seguinte. A partir da sistematização e estruturação dos dados, novas informações poderão ser incluídas no sistema.

A ferramenta já vem sendo utilizada por alguns usuários-chave da diretoria e, a partir desta semana, deverá estar disponível para toda a coordenação. “Se o diretor vai a um município e pede uma lista de convênios com aquela localidade, isso demandava um certo tempo para obter. Agora, o DC-GPT fornece instantaneamente dados como objeto, a superintendência, departamento e divisão responsáveis, datas de início e término, percentual executado e saldo de todos os convênios com aquele município”, explica Mateus. 

VÍDEO:86 anos do Parque Nacional do Iguaçu: rumo aos 100 🥳💚!
Clique no play para assistir!.

Esse rastreamento é possível porque o DC-GPT é capaz de acessar informações disponíveis em diferentes projetos. Luiz Carlos Viana Melo, da Divisão de Sistemas, informa que o desenvolvimento levou cerca de um ano, utilizando o serviço de Open AI disponibilizado pela Microsoft Azure, que é o mesmo serviço usado pelo ChatGPT, com a garantia de privacidade de dados. “O chat entrega apenas as informações solicitadas, com os dados armazenados internamente. Ou seja, ficarão disponíveis somente para os colaboradores da Itaipu.”

A gerente do Departamento de Obras e Manutenção, Janine Groenwold, foi uma das primeiras usuárias do DC-GPT e o aprovou. “No departamento, temos uma grande quantidade de contratos e convênios, e a ferramenta ajuda a centralizar as várias informações dos instrumentos e as entrega de uma forma muito rápida, facilitando a comunicação e o acesso à informação”, garante.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Gestão de informações: Itaipu cria ferramenta com IA e otimiza resultados apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.