Área mais indicada para futuro novo aeroporto regional é entre Rio Claro e Piracicaba

Projeto para Aeroporto Regional em Rio Claro deverá contar com parte da construção na área rural de Piracicaba. Entenda os próximos passos

A Prefeitura Municipal informou que o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) conheceu nessa quinta-feira (16) os estudos para a definição de área onde poderá ser construído o aeroporto regional de Rio Claro. Os documentos foram apresentados em reunião on-line, que teve a participação de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, Secretaria Nacional de Aviação Civil, Instituto Tecnológico de Aeronáutica e da LabTrans, da Universidade Federal de Santa Catarina, que fará o projeto executivo.

“A reunião foi muito produtiva. O próximo passo agora será uma reunião presencial em Brasília para tratar do assunto”, comenta o prefeito Gustavo, que destaca que o aeroporto regional deverá ser de grande porte, entre os maiores do Estado de São Paulo. Mais cedo, em entrevista na Rádio Jovem Pan News Rio Claro, do Grupo JC de Comunicação, o chefe do Poder Executivo havia antecipado que participaria da reunião.

O prefeito Gustavo Perissinotto e Osmar da Silva Jr, do seu gabinete, em reunião com representantes do Governo Federal

Ao Jornal Cidade, o prefeito diz que estavam em análise três áreas: próximo ao Distrito de Ajapi, na região da Fazenda São José; no Campo do Cocho, sentido a Ipeúna; e nas proximidades do Distrito de Assistência e pedágio da SP-127. Após a reunião, Gustavo afirmou ao JC que a área mais indicada se trata, portanto, essa última que fica entre Rio Claro e Piracicaba.

Há multicritérios para que essa área seja escolhida, como ambientais, de movimentação de terra e desapropriações. “Essa área é a mais indicada para uma pista de 2.600 metros. Acertamos hoje de marcar uma reunião com Piracicaba e Rio Claro juntos no Governo Federal para apresentar o projeto para a cidade vizinha. A ideia é anunciar o aeroporto regional a partir dessa reunião. Não dá para fazer só em Rio Claro dados os impactos dos multicritérios apresentados nos estudos oficiais”, explica o prefeito.

Caso parte do aeroporto chegue também ao território piracicabano, três lotes na zona rural farão parte da desapropriação. Se ficasse somente em Rio Claro, mais de 20, com custo muitas vezes maior. “O aeroporto regional vai gerar melhoria na renda per capita para nós. É um ímã para trazer investimentos para a nossa cidade”, acrescenta. A reunião junto à Prefeitura de Piracicaba e o Governo Federal será marcada através do Ministério de Portos e Aeroportos nas próximas semanas.

Leia a notícia Área mais indicada para futuro novo aeroporto regional é entre Rio Claro e Piracicaba em Jornal Cidade RC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.