Marabá: estudantes se preparam para a volta às aulas 2025

Estudantes de escolas públicas e particulares estão se organizando para a volta às aulas, prevista para a quarta semana de janeiro. De forma geral, a maioria retorna a partir da próxima segunda-feira, 20. É o caso das escolas Claretiano, localizada na Folha 31, Núcleo Nova Marabá, que retorna no dia 27, e do Colégio Alvorada, na Cidade Nova, com início em 20 de janeiro.

Na rede pública de ensino, o calendário de 2025 também inicia na próxima segunda-feira, dia 20, como na Escola Municipal Pequeno Príncipe, localizada na Folha 32. Já na rede estadual, que abrange as escolas de ensino médio, o retorno das aulas está previsto apenas para o dia 27.

No ensino superior, entretanto, as aulas já foram retomadas. Na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), de acordo com o calendário acadêmico, o período letivo voltou no dia 13 de janeiro e segue até março, ainda referente ao cronograma de 2024. Na Universidade Estadual do Pará (UEPA), as aulas retornam apenas em 24 de fevereiro, com término previsto para 25 de junho. Já no Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Marabá, o calendário de 2025 também começa no dia 24 de fevereiro.

Em Marabá, existem cerca de 28 escolas em funcionamento, sendo 21 no período noturno e sete no período diurno, atendendo aproximadamente 12 mil alunos. Entre as zonas rural e urbana, são cerca de 200 escolas, totalizando 50 mil estudantes matriculados.

O início do ano letivo representa um momento de renovação e expectativas para alunos, pais e educadores. Com o início de um novo ano letivo, as instituições em todo o país se organizam para receber estudantes com diferentes realidades e necessidades, enquanto as famílias ajustam as rotinas para se adaptarem aos novos horários, materiais e compromissos.

NOVO MODELO DE ENSINO

Este ano, a volta às aulas traz tanto desafios antigos quanto novos. De um lado, as escolas enfrentam a missão de melhorar os índices de aprendizagem, preencher lacunas educacionais e lidar com questões emocionais dos alunos. De outro, cresce a expectativa em relação ao uso da tecnologia na educação e à adoção de metodologias mais dinâmicas e inclusivas.

Com a nova Lei 15.100/25, que proíbe o uso de aparelhos celulares em escolas públicas e privadas de todo o país, fica vedado o uso de smartphones durante as aulas, recreios e intervalos. O celular será permitido apenas em situações de emergência, para uso pedagógico ou para garantir acessibilidade entre os alunos.

Sancionada na última segunda-feira (13), a lei tem como objetivo preservar a saúde mental e física dos estudantes, além de melhorar o desempenho escolar, do aluno.

Com o retorno às aulas, há uma grande expectativa de que as salas de aula continuem sendo espaços de aprendizado, troca e construção de futuros promissores. Afinal, cada novo ano representa uma oportunidade de recomeçar e aprender.

(Milla Andrade)

O post Marabá: estudantes se preparam para a volta às aulas 2025 apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.