Vereador denuncia atraso de auxílio aos pescadores de Ponta Negra

O vereador de Natal, Daniel Valença (PT), denunciou nas redes sociais o atraso no pagamento do auxílio aos pescadores de Ponta Negra. O benefício foi estabelecido após acordo para compensar a comunidade de pescadores pelos impactos da obra de engorda da praia, que impede a atividade pesqueira na região.

No vídeo publicado pelo vereador, pescadores locais relataram a atual situação vivido. “Esse auxílio é referente ao trabalho da engorda. O trabalho começou em agosto, parou em setembro, e nós fomos para a Justiça para conseguir esse auxílio, porque a área que está tirando areia é a área de pesca”, explicou Dona Rosa.

Outro pescador, identificado como Beto, ressaltou a importância do auxílio para o sustento das famílias. “Infelizmente, até agora, a gente não recebeu o mês de dezembro. A draga está dragando essa areia, e a gente não pode trabalhar. É muito importante para o nosso sustento, porque é da natureza que tiramos nossa sobrevivência”.

O atraso também foi criticado por Robson, outro integrante da comunidade. “O que foi prometido era sustentar a nossa família, porque, se não podemos pescar, não temos como botar comida na mesa. O auxílio foi pago por alguns meses, mas está atrasado desde dezembro, e o pessoal está desesperado”.

Daniel Valença reforçou o descaso com os pescadores: “Esse benefício, que deveria servir para reduzir os impactos já previstos, só foi conquistado por meio da Justiça, já que não foi uma iniciativa da Prefeitura. A falta de compromisso e planejamento por parte da gestão atual agrava ainda mais a situação”.

“Manifestamos nosso repúdio a essa negligência e reafirmamos nossa solidariedade aos pescadores e pescadoras de Ponta Negra, que exigem respeito, dignidade e uma solução imediata”, finalizou.

Procurada pela reportagem do AGORA RN, a Prefeitura do Natal não comentou o assunto até a publicação desta matéria.

Engorda de Ponta Negra

A obra da engorda de Ponta Negra, que tem previsão de ser finalizada ainda em janeiro, irá conter os efeitos da maré alta na orla, proteger a infraestrutura urbana e impulsionar o turismo local. 

A obra da engorda é, na prática, um aterro hidráulico que, quando finalizado, proporcionará à praia de Ponta Negra e uma parte da Via Costeira uma faixa de areia aumentada em até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta, em todo os seus 4 km de engorda.

A obra começou no dia 30 de agosto, em seguida foi paralisada por problemas com a jazida inicial, e foi retomada no dia 21 de setembro.

A revitalização da Praia de Ponta Negra inclui ainda um sistema de zoneamento para organizar o uso da nova faixa de areia. A medida busca equilibrar as diferentes necessidades de frequentadores, comerciantes e esportistas, promovendo um uso sustentável e ordenado.

Daniel Valença publicou denúncia sobre pagamento de auxílio para os pescadores de Ponta Negra nas redes sociais. Foto: José Aldenir / Agora RN
Daniel Valença publicou denúncia sobre pagamento de auxílio para os pescadores de Ponta Negra nas redes sociais. Foto: José Aldenir / Agora RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.