VÍDEO: prédio de quatro andares é demolido no ES e prefeitura notifica dono de imóvel por falta de segurança


Imóvel estava localizado em Vila Velha, na Grande Vitória, e tinha a autorização para a demolição. Moradores denunciaram sobre a falta de segurança no local. Demolição de prédio em Vila Velha chama a atenção de moradores pela falta de segurança
A demolição de um prédio de quatro andares em Vila Velha, na Grande Vitória, na quarta-feira (15) chamou a atenção de moradores que apontaram falta de segurança durante a ação. Um vídeo (veja acima) mostra o momento da demolição e testemunhas relataram que parte do edifício caiu no meio da rua.
Apesar de ter autorização para a demolição, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) emitiu dois autos de infração ao responsável pela obra nesta sexta-feira (17). A prefeitura do município também acompanha o caso.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O imóvel ficava na Avenida Judith Silva Góes, no bairro Ponta da Fruta. As imagens mostram que um carro passou na rua segundos antes do prédio vir abaixo. Os andares superiores são demolidos e logo depois a poeira cobre os destroços e é possível ver uma pessoa andando no meio do que restou do edifício.
Em outro vídeo, feito da rua lateral ao imóvel, a estrutura ainda está de pé e uma retroescavadeira aparece destruindo parte da construção.
Prédio em Vila Velha, Espírito Santo, é demolido
Reprodução/TV Gazeta
Moradores relataram que momentos antes da demolição, os responsáveis pela obra colocaram cones e uma fita zebrada na avenida.
Proprietário do imóvel é engenheiro
De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, a obra tinha licença para demolição desde dezembro de 2024. Disse também que o proprietário do local é engenheiro e teria a responsabilidade técnica de seguir as normas necessárias para fazer a intervenção com segurança.
Mas após os relatos de moradores de como a ação foi feita, a administração vai notificar o dono do imóvel e pedir um relatório para entender como a demolição foi realizada.
Retroescavadeira mexe em destroços de prédio de quatro andares que foi demolido em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
A legislação municipal não prevê obrigações específicas, uma vez que o responsável técnico está ciente dos requisitos normativos conforme o Conselho de engenharia.
LEIA TAMBÉM:
Sobrado desaba, atinge casas e homem fica ferido em Guarapari
VÍDEO: ônibus de turismo do Rio de Janeiro pega fogo em Vitória
Ossadas humanas são encontradas dentro de sacos plásticos em depósito de cemitério no ES
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) foi acionado e foi até o local nesta sexta-feira (17). Após a visita, o órgão registrou dois autos de infração contra o responsável pela obra.
A primeira autuação foi destinada à empresa que executava a demolição sem registro no Crea, configurando exercício irregular da atividade técnica.
A segunda foi aplicada a uma empresa que recebia o material da demolição, também sem o devido registro no Conselho. Mesmo com a autorização, os fiscais do Crea encontraram falhas na regularização das empresas participantes.
Retroescavadeira mexe em obra antes de prédio de quatro andares ser demolido em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.