Estão abertas as inscrições para a Escola Popular de Ecodesign dos Povos do Mar da UFRJ

As inscrições para a Escola Popular de Ecodesign dos Povos do Mar da UFRJ já estão abertas, e vão até 20 de janeiro de 2025. Esta iniciativa é uma parceria entre a Associação de Pescadores e Amigos de São Pedro (APASP), o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ) e a Aldeia de Pesca de Piratininga (Niterói). O objetivo do projeto é capacitar membros das comunidades pesqueiras locais para a implementação de tecnologias de baixo impacto ambiental, gerando benefícios sociais e econômicos.

APASP, que representa pescadores artesanais e profissionais de Niterói, tem mais de trinta anos de atuação, enquanto o NIDES/UFRJ é um núcleo da Universidade Federal do Rio de Janeiro que busca promover o desenvolvimento social por meio de ações interdisciplinares que valorizam a sustentabilidade e a diversidade cultural.

Sobre os Cursos

Os cursos oferecidos pela Escola Popular terão uma carga horária de 400 horas, divididas em 10 meses de formação, com aulas realizadas uma vez por mês (de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h), na Cidade Universitária da UFRJ. Serão três módulos de capacitação:

1.     Formação em Elétrica de Baixa Tensão e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos

2.     Confecção de Tijolos de Solo-Cimento a partir da Casca do Mexilhão

3.     Sistemas de Saneamento Sustentáveis Baseados na Natureza

Esses cursos visam não só a capacitação profissional, mas também a busca por soluções ambientais sustentáveis, como o reaproveitamento da casca do mexilhão, que atualmente é descartada de forma inadequada no mar e em lixões. Segundo o presidente da APASP, José Maria de Oliveira, “os cursos oferecidos pretendem ao mesmo tempo buscar uma melhor solução ambiental para o descarte da casca do mexilhão, que agora será transformada em tijolos, além de gerar ganho financeiro enquanto novo produto articulado à economia solidária”.

Inscrições

As inscrições estão abertas para pessoas maiores de 18 anos, com prioridade para membros das comunidades pesqueiras da Baía de Guanabara, incluindo pescadores, marisqueiros e caranguejeiros de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro. Não há pré-requisitos, além do interesse e disponibilidade.

Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link e gravar um vídeo de até 1 minuto, se apresentando e explicando sua motivação para participar dos cursos. A seleção será feita com base nas trajetórias individuais e no potencial de multiplicação do conhecimento nas comunidades.

Datas Importantes

●       Inscrições: 6 a 20 de janeiro de 2025

●       Divulgação dos Resultados: 4 de fevereiro de 2025

●       Início do 1º Módulo: 10 a 15 de fevereiro de 2025

A realização do Projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.

O post Estão abertas as inscrições para a Escola Popular de Ecodesign dos Povos do Mar da UFRJ apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.