“Fui surpreendida com o convite do prefeito Paulinho”, diz nova secretária

Empossada como secretária municipal de Segurança de Natal, Samara Trigueiro disse que se sentiu surpresa com o convite de Paulinho Freire (União Brasil) e destacou que a prioridade é o enfrentamento à criminalidade na capital. “Fui surpreendida com o convite do prefeito para assumir a gestão da Secretaria de Segurança Pública, mas eu estou decidida, determinada, a fazer uma excelente gestão e enfrentamento à criminalidade”, disse, em entrevista ao AGORA RN.

Segundo a nova secretária, ainda serão realizadas reuniões com o prefeito Paulinho Freire (UB) para organizar questões administrativas e para discutir sobre pendências que ficaram da gestão passada. “Temos ainda algumas pendências relacionadas ao ano passado, mas passado isso, aí sim a gente vai cair em campo com a parte operacional, tanto da Guarda Municipal quanto da Defesa Civil”, completou.

Sobre as pendências, a secretária falou que são “só questões administrativas de mudança de gestão”, mas que precisa tomar conhecimento da melhor forma. Ela também ressaltou que tem um olhar especial para a Defesa Civil e que pretende conhecer a unidade e o grupamento, com o objetivo de buscar capacitação técnica para os agentes.

“Eles precisam de capacitação técnica, porque eu acho que quando a gente está numa situação de vulnerabilidade social, em relação a questões de catástrofes e desastres naturais, a gente precisa ter esse grupamento muito fortalecido e muito comprometido com a ordem pública, como um todo”, completou.

Entre os objetivos de Samara como secretária, ela citou que pretende desenvolver ações de enfrentamento à violência contra a mulher e violência contra crianças e adolescentes. “A gente também vai fazer um enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, a pessoas com deficiência, então é um leque de ações e de políticas públicas que a gente quer implementar. O foco, com certeza, vai ser o enfrentamento à criminalidade e, consequentemente, trazer paz e tranquilidade para os nossos natalenses”, falou.

A nova secretária ainda disse que pretende dar início ao concurso da Guarda Municipal, uma das propostas que Paulinho Freire destacou ainda na candidatura. “Torço muito pela oxigenação e pela renovação das instituições policiais, já faz 18 anos que a Guarda não tem concurso e está mais do que na hora de a gente trazer novas pessoas comprometidas com a segurança pública”, enfatizou.

Apesar de ainda não ter tido a chance de realizar reuniões com o prefeito e outros secretários, ela explica que a realização do concurso é um dos grandes objetivos. “Ainda não tive oportunidade de conversar pessoalmente com o secretário de Administração e com o prefeito, mas esse é um dos meus principais objetivos”, afirmou a secretária.

A expectativa, segundo Samara, é que ainda em 2025 inicie a abertura do concurso. Ela destaca que são várias etapas para lidar antes de realizar, de fato, o concurso, mas pretende dar andamento à essa demanda. “Meu objetivo é abrir pelo menos esse concurso para esse ano”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.