Babá: “Vamos firme para cima de quem não respeitar os municípios”

O ex-prefeito Babá Pereira (PL), do município de São Tomé, foi eleito nesta quarta-feira 15 o novo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), entidade que representa as prefeituras dos 167 municípios potiguares. Ele assume o comando da instituição pelo próximo biênio (2025-26).

Babá, integrante da Chapa 1, recebeu 109 votos. O adversário era o prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique (PSDB), da Chapa 2, que obteve 52 votos. A posse do novo presidente foi imediata.
O resultado foi proclamado às 11h40 pelo agora ex-presidente Luciano Santos (MDB), ex-prefeito de Lagoa Nova. A comissão eleitoral ficou concentrada na sede da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap), já que a sede da Femurn está em reforma.

Pela primeira vez, o pleito aconteceu totalmente de maneira virtual, com prefeitos votando através do aplicativo GovFácil. O sistema ficou aberto das 8h às 11h30. Estavam aptos a votar os 167 prefeitos do Estado. Todos votaram, sendo que seis se abstiveram. Apesar de poderem disputar o cargo, ex-prefeitos não puderam votar.

O novo presidente da Femurn tomou posse logo após a eleição. Investido no cargo, Babá afirmou que, a partir de agora, adotará uma postura firme contra quem “não respeitar os municípios”.

“Vamos firme para cima de quem não respeitar os municípios, para que possam respeitar os municípios”, afirmou o novo presidente, em entrevista à 98 FM logo após ser eleito e empossado na entidade que representa as 167 prefeituras potiguares.

Na entrevista à 98 FM, o novo presidente da Femurn reclamou da postura de interlocutores da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), que apoiaram a candidatura de Pedro Henrique.

“Essa vitória foi muito importante. Algumas forças, principalmente do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, se uniram contra a independência da Femurn. Mas, com o apoio dos prefeitos, com o apoio da nossa diretoria, com o apoio de um grupo forte, fizemos com que a Femurn possa ter uma gestão independente”, declarou Babá, ressaltando ainda o apoio dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos).

Negando que usará a entidade como “trampolim” para um projeto político em 2026, ele complementou: “O Governo do Estado tomou uma posição contrária à nossa candidatura. A Assembleia Legislativa também tomou uma posição contrária. Mas agora é o momento de união. Alguns atores, como Rogério e Styvenson, estiveram do nosso lado, principalmente na reta final. Essa vitória é dos municípios e vamos lutar para que os municípios possam ser tratados com respeito e com dignidade”.

Veja como fica a nova Mesa Diretora:

Presidente: Babá Pereira (PL), ex-prefeito de São Tomé
1º vice-presidente: Zé Augusto (União Brasil), prefeito de Portalegre
2º vice-presidente: Fernando Bezerra (Podemos), prefeito de Acari
3º vice-presidente: Jussara Sales (PL), prefeita de Extremoz
4º vice-presidente: Augusto Alves (PSDB), prefeito de Tangará
5º vice-presidente: Leo de Doquinha (PSD), prefeito de São Miguel do Gostoso
Secretário-geral: Artur Vale (União Brasil), prefeito de Governador Dix-Sept Rosado
2ª secretária: Marina (MDB), prefeita de Pedro Avelino
Tesoureiro geral: Dr. Cleitom (PL), prefeito de Venha-Ver
2º tesoureiro: Dr. André Júnior (PP), prefeito de Itaú

Adicionar aos favoritos o Link permanente.