Babá é segundo a ser eleito presidente da Femurn sem ser prefeito

Eleito presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (Femurn) nesta quarta-feira (15), Babá Pereira (PL) é a segunda pessoa a ser eleita para ficar à frente da entidade sem que ocupe um mandato de prefeito no momento; ele encerrou a gestão na Prefeitura de São Tomé em 2024. Antes dele, só Benes Leocádio (UNIÃO), em 2017, havia sido eleito dessa forma, quando já havia deixado a Prefeitura de Lajes.

A eleição da Femurn contou com a maior participação de votantes já registrada na história da instituição. Babá Pereira recebeu 109 votos e superou Pedro Henrique, que obteve 52 apoios. A eleição contou com um total de 161 votantes, de um total de 167 municípios do estado.

O novo presidente vai para sua segunda passagem na presidência da Federação. Antes, Babá já esteve no cargo entre 2021 e 2023.

A entidade foi fundada em 2001, tendo Wilma de Faria, então prefeita de Natal, como presidente fundadora. Depois, passaram pelo comando Hudson Pereira de Brito (Santana do Seridó), Agnelo Alves (Parnamirim), Ivanilde Matias Xavier (Brejinho), José Marcionilo de Barros Lins Neto, o Zé Lins (Currais Novos), Robenilson Ferreira (Bento Fernandes), Benes Leocádio (Lajes), José Batista Gomes Gonçalves (Brejinho), Benes Leocádio (segundo mandato), Silveira Júnior (Mossoró), Ivan Júnior (Assú), Naldinho Cassimiro (São Paulo do Potengi), Babá (primeira passagem) e Luciano Santos (Lagoa Nova).

Alguns desses encerraram as gestões já sem serem prefeitos, mas todos, com exceção de Benes Leocádio em 2017 e Babá Pereira em 2025, começaram estando à frente de algum Executivo municipal potiguar.

Toda a votação e o resultado saíram pela manhã. A votação aconteceu de maneira online, e Babá e apoiadores se reuniram para um café da manhã no restaurante Mangai de Lagoa Nova, Zona Sul da capital. 

Com o resultado que cravou sua vitória, o novo presidente fez um discurso ainda no restaurante em que agradeceu aos prefeitos, mas “sem esquecer Rogério Marinho, sem esquecer Styvenson”. Os dois foram apoiadores ativos da chapa e, também por isso, a eleição estava sendo encarada como uma prévia da sucessão estadual de 2026.

Enquanto Marinho preferiu as costuras de bastidores para arregimentar votos, Valentim assumiu a defesa pública. Durante o processo eleitoral, em tom intimidatório, publicou um vídeo em suas redes sociais cobrando fidelidade dos prefeitos nas eleições da entidade. Disse que não fez “ameaça nenhuma, nem velada e nem explícita” aos prefeitos que não votassem em seu candidato, mas reafirmou que assumissem “suas posições políticas” para “arcarem com os ônus e os bônus” disso, além de dizer que os gestores têm de decidir se estão contra ou a favor dele.

Ainda no café da manhã, alguns deputados estaduais passaram pelo local, como Tomba Farias (PL), Gustavo Carvalho (PL), Coronel Azevedo (PL) e Luiz Eduardo (Solidariedade). O prefeito de Natal, Paulinho Freire (UNIÃO), também prestigiou Pereira.

Após o encontro no Mangai, o novo dirigente seguiu para a sede da Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potiguar (Amlap) para a posse, já que a sede da Femurn passa por reforma. A gestão é composta por:

Presidente: Babá Pereira

1º Vice-Presidente: José Augusto de Freitas Rêgo – Prefeito de Portalegre/RN

2º Vice-Presidente: Fernando Antônio Bezerra – Prefeito de Acari/RN

3º Vice-Presidente: Jussara Sales de Souza – Prefeita de Extremoz/RN

4º Vice-Presidente: Augusto Cesar Emmanuel Pinheiro e Alves – Prefeito de Tangará/RN

5º Vice-Presidente: Leonardo Teixeira da Cunha – Prefeito de São Miguel do Gostoso/RN

Secretário-Geral: Artur Rodrigues do Vale – Prefeito de Governador Dix-Sept Rosado/RN

2ª Secretária: Marina Teodoro da Trindade – Prefeita de Pedro Avelino/RN

Tesoureiro Geral (1º Tesoureiro): Cleitom Jacome da Costa – Prefeito de Venha-Ver/RN

2º Tesoureiro: Francisco André Regis Junior – Prefeito de Itaú/RN

Anteomar Pereira da Silva, o Babá, tem 51 anos; faz 52 em abril. Já ocupou o cargo de prefeito de São Tomé em três oportunidades, cada uma por um partido diferente. Em 2008, se elegeu pelo PP; em 2016, voltou ao cargo pelo PSD e foi reeleito em 2020 pelo Republicanos. Ano passado, elegeu o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de São Tomé, Gá, como seu sucessor. Entrou no Partido Liberal (PL) pelas mãos de Rogério Marinho, que é o presidente da sigla no estado.

Em 2022, última eleição nacional, esteve ao lado de Benes Leocádio para deputado federal; Gustavo Carvalho para estadual; Rogério para senador; Fábio Dantas ao governo; e Bolsonaro presidente.

The post Babá é segundo a ser eleito presidente da Femurn sem ser prefeito appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.