Eleição define Babá presidente da Femurn

O ex-prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira da Silva, conhecido como “Babá” (PL), foi eleito presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) nesta quarta-feira (15). Ele venceu o candidato Pedro Henrique de Souza Silva (PSDB), o prefeito reeleito de Pedra Grande, por 109 votos contra 52.

A eleição estava sendo encarada como uma prévia da sucessão estadual de 2026. Babá foi apoiado  pelos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos) e pelo prefeito de Natal, Paulinho Freire (União). Já Pedro Henrique recebeu apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice-governador Walter Alves (MDB).

Na disputa, a governadora Fátima Bezerra e o senador e ex-ministro do governo Bolsonaro Rogério Marinho estavam de lados opostos, numa espécie de cabo de guerra, visando medir forças para ver quem atraía mais prefeitos com vistas à formação do palanque de 2026 no RN.

O candidato de Rogério Marinho venceu. Porém, o senador viu outros apoiados perderem a eleição da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap) no dia 8 de janeiro, quando houve votação para a direção da Associação nos biênios 2025/2026 e 2027/2028.

Gustavo Santos (Nísia Floresta) empatou com Flaviano Lisboa (Passa e Fica), mas Gustavo Santos ganhou por critério de idade. A urna registrou 24 contra 24, e um branco. O prefeito de Brejinho, Jeferson Felipe, derrotou o de Lajes, Felipe Menezes, por 25 a 23. Flaviano Lisboa e Felipe Menezes estavam no grupo de Rogério Marinho.

Saiba +

Discussões sobre “independência política” agitam eleição da Femurn

Mineiro afirma que Babá quer fazer da Femurn “máquina eleitoral” para 2026

Styvenson nega ameaça, mas diz que prefeitos têm de decidir “de que lado estão”

The post Eleição define Babá presidente da Femurn appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.