RN registra aumento de 15% em viajantes no segundo semestre de 2024

Por Fernando Azevêdo

O número de passageiros aéreos que vieram ao Rio Grande do Norte no segundo semestre de 2024 superou em 15% o índice no mesmo período de 2023. De acordo com dados consolidados no último mês de dezembro, segundo a Empresa Potiguar de Promoção Turística S/A (Emprotur), o estado viu um aumento de mais de 155 mil viajantes em 2024 – de 2.182 milhões para 2.306 milhões.

Com esses resultados, o RN conseguiu retomar números anteriores à pandemia de covid-19 e aumentar sua atividade turística. Para Raoni Fernandes, presidente da Emprotur, o ano de 2024 foi um “marco” no setor: “Eu diria que os próximos dez anos olharão para esse ano como um marco do ponto de vista do desenvolvimento”.

À Agência Saiba Mais, ele afirma que esse desempenho é importante não só porque o turismo é uma das principais atividades econômicas do estado, mas porque o crescimento está em um contexto em que o Brasil recuperou o “respeito internacional” e voltou a atrair mais turistas estrangeiros.

Estamos falando de um Brasil que voltou […] a respeitar sua democracia. Isso contribuiu para renovar o desejo do mundo em visitar o Brasil, e o Rio Grande do Norte, conectado com esse crescimento, inclusive com essa cultura de promoção de seu destino turístico inclusivo e diverso, também conseguiu alcançar esses números”, Raoni considera.

Com mais de 2,3 milhões de viajantes, o número de passageiros aumentou 6% em relação ao ano anterior – 15% foram no segundo semestre. Além disso, houve um aumento de 8% na oferta de assentos – de 2,6 milhões em 2023 para 2.811 milhões em 2024. Já o Ministério do Turismo aponta que, ainda em 2024, houve um crescimento de 27% do turismo internacional no RN. 

O Brasil foi mais rápido que o RN a alcançar números pré-pandêmicos, ainda em 2023, mas em um ano o estado potiguar conseguiu igualar essa realização, comemora o presidente da Emprotur. “Os investimentos em promoção turística foram muito importantes nesse ano de 2024 e serão ainda mais importantes no ano de 2025”.

Divulgação do turismo verde é uma estratégia

Para a consolidação desses resultados, a Emprotur, responsável por divulgar o turismo do estado, trabalhou em três frentes. Segundo o presidente da Empresa, foram importantes o reposicionamento de destinos como áreas mais verdes e sustentáveis, o aumento de voos e as parcerias estratégicas com o trade turístico. Além disso, melhorias na infraestrutura, como a recuperação de estradas e melhores índices de segurança, tornam o RN um destino mais atrativo.

Visando explorar as potencialidades do RN, houve um “rebranding” para vender um turismo mais verde. “Nós temos três destinos no Rio Grande do Norte com selo Green Destinations, um selo internacional de preservação ambiental, e temos a maior parte dos nossos produtos turísticos em unidades de conservação ambiental. Isso é muito valioso, inclusive do ponto de vista dessa corrida de descarbonização do planeta”, pontua Raoni. Conforme ele, isso atrai o turista internacional, especialmente europeus e latino-americanos. 

O gestor relata que a malha aérea estava fragilizada, mas foi possível recuperar a oferta de voos em 2024. “O diálogo com as companhias aéreas e a retomada da credibilidade com as operadoras foi essencial para que a gente crescesse em 23% a oferta de voos do segundo semestre de 2024 para o segundo semestre 2023”, frisa.

Já em relação às parcerias, Raoni diz que foram realizados estudos junto às praças emissoras, que são os países e localidades que enviam seus turistas. A Emprotur estudou cada praça emissora para observar em quais existia maior chance de crescimento. Destacam-se Argentina, Portugal e outros países europeus.

Expectativa

Segundo Raoni, o crescimento registrado em 2024 deve seguir em 2025, mas há desafios, como uma crise de suprimentos na cadeia de aviação. “Sem essas novas aeronaves, acaba que ficamos muito limitados com o crescimento da malha aérea. Porém, o cenário é positivo. As próprias companhias aéreas sinalizam o possível crescimento entre 5% e 10%  para o Rio Grande do Norte”, detalha. 

O estado pretende intensificar a divulgação do turismo em períodos em que geralmente mostra fragilidade, para que o aumento continue. Mas os resultados já são satisfatórios, garante Raoni. Conforme ele, por exemplo, dos últimos dez anos, 2024 registrou os melhores desempenhos de setembro e outubro.

Mapear o turismo rodoviário é outro desafio, mas a Emprotur realiza pesquisas por meio do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio) – parceria com a Fecomércio/RN – que demonstram expectativas igualmente positivas. “Podemos dizer que o crescimento aéreo aponta também o crescimento rodoviário, porque é diretamente proporcional”, explica. 

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