Suspensão do transporte universitário afeta permanência dos estudantes de São Gonçalo do Amarante na universidade

Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que residem em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, estão sem acesso ao transporte universitário (TU), cedido pela prefeitura, desde a volta do semestre letivo, em 7 de janeiro.

Segundo a Secretaria Municipal e Juventude, Esporte e Lazer de São Gonçalo do Amarante (SEMJEL), a gestão passada teria excluído os dados dos estudantes cadastrados para o uso do transporte. Além disso, outro argumento usado foi de que ônibus escolares usados estariam sem revisão e vistoria, pondo em risco a segurança dos estudantes.

Por outro lado, em entrevista a TV Universitária, os alunos afirmaram que possuem a carteirinha que comprova o uso do ônibus, e que os responsáveis pelo grupo de comunicação sobre o TU impediram o envio de mensagens, por parte do estudantes, em 27 de dezembro de 2024, prometendo atualizações sobre a situação do transporte.

Em entrevista ao Agora RN, a estudante de letras, Auridney Yorjke, que utilizava o ônibus universitário, contou que está sendo seriamente prejudicada durante o final do semestre letivo. “A suspensão do transporte universitário está me impedindo de frequentar as aulas e posso perder o semestre. Não tenho condições de arcar com os custos do transporte público”, afirmou.

Em mobilização, os universitários começaram a divulgar a situação nas redes sociais. Pouco tempo depois, a prefeitura anunciou o novo cadastramento para o uso do TU, que vai até 31 de janeiro (último dia de aula antes do recesso), contudo, os alunos seguem sem acesso ao transporte até data indeterminada.

Outro problema referente ao TU levantado pelos estudantes seria a falta do transporte nos turnos da manhã e tarde. Em comentário nas redes sociais, a estudante do período vespertino de contabilidade da UFRN afirmou que mesmo realizando o cadastramento, nunca foi beneficiada pelo transporte da prefeitura. “Saio de casa às 5h todos os dias, pego ao menos 2 ônibus lotados, chego atrasada e cansada. Fiz o cadastro e providenciei toda a documentação em 2022, no início da graduação. Já estou indo para o quarto ano e nunca fui beneficiada pelo transporte universitário.”, explicou.

Quando procurada, a SEMJEL afirmou que a rota do TU seguirá apenas no turno da noite, devido a disponibilidade dos ônibus.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.