Hospital reforça importância da doação de leite materno no período de férias

O mês de janeiro é marcado pelo início das férias e, consequentemente, pelas viagens. Com isso, a rotina das famílias muda, dando lugar aos preparativos para os passeios. Diante disso, um gesto simples e significativo sofre uma grande redução: a doação de leite materno.

Com o objetivo de incentivar as mulheres a continuarem doando, pois os bebês necessitam do leite o ano todo, as equipes do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), da rede Ebserh, reforçam a importância de manter esse gesto de doação de leite materno de forma contínua.

A coordenadora do Banco de Leite Humano da MEJC, Ana Zélia Pristo, explica que essa sazonalidade é comum nesta época do ano, contribuindo para a queda no número de doadoras.

“Nesse contexto, a redução da doação de leite acontece, mas a rota continua sendo feita todos os dias estabelecidos. Viabilizamos para as pessoas que estão nas proximidades, não só em Natal, mas na Grande Natal. Esse momento exige muita dedicação, insistência e solicitação. A gente fornece a orientação, criando condições para que essa coleta da doação de leite materno seja realizada, porque a rota do Bombeiro Amigo do Peito, como é chamado nosso agente de coleta, permanece”, disse Ana Zélia.

Em Santa Cruz, o Huab possui a certificação do selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) desde 1996. A instituição desenvolve atividades visando o incentivo à amamentação, desde o pré-natal até o pós-parto.

“Além disso, somos posto de coleta de leite humano, ou seja, coletamos leite humano por meio da sensibilização de potenciais doadoras em Santa Cruz e nos municípios circunvizinhos (Lajes Pintadas, Tangará, Campo Redondo, Jaçanã, Coronel Ezequiel, São Bento do Trairi e Japi)”, explica a enfermeira do Posto de Coleta de Leite Humano do HUAB, Allyne Gyselle Neves.

O Huab-UFRN/Ebserh conta com cinco leitos de UTI neonatal e outros cinco de Unidade Intermediária. Como o hospital ainda não possui banco de leite, o leite ordenhado cru e coletado no domicílio das doadoras é enviado semanalmente para a MEJC-UFRN/Ebserh para pasteurização, retornando para o HUAB conforme solicitação médica e nutricional.

Banco de Leite Humano é referência no estado; doação de leite materno é incentivado  

O Banco de Leite Humano da MEJC é referência no estado do Rio Grande do Norte e possui uma equipe multiprofissional preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, podendo, inclusive, realizar a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras, mesmo em tempos de correria.

“É importante essa doação de leite materno, que as pessoas não desistam de solicitar. Quem quiser fazer a doação de leite materno, mesmo que tenha se distanciado, basta indicar o endereço, e a gente viabiliza”, enfatiza a coordenadora do Banco de Leite Humano da MEJC.

O leite humano é capaz de nutrir, hidratar, proteger contra infecções e promover um desenvolvimento mais saudável, adequado e rápido. Não há nenhum substituto artificial que reúna todas as propriedades valiosas do leite materno, especialmente para bebês prematuros. Toda mulher que amamenta e produz leite em excesso pode doar, ajudando a salvar vidas.

O BLH da MEJC-UFRN/Ebserh fornece leite humano para bebês internados nos 90 leitos de UTI neonatal e Unidade Intermediária da Maternidade. Potencialmente, qualquer bebê internado pode necessitar de doações de leite humano para seu uso.

Maternidade Escola Januário Cicco recebe doação de leite materno. – Foto: Divulgação/MJEC/UFRN
Maternidade Escola Januário Cicco recebe doação de leite materno. – Foto: Divulgação/MJEC/UFRN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.