Latam suspende voo entre Natal e Rio, mas deverá compensar perda

A Latam anunciou a suspensão da rota direta entre Rio de Janeiro (Galeão) e Natal a partir de 30 de março. Apesar da suspensão, o impacto para o turismo potiguar deve ser mitigado pela ampliação de voos da Gol e pelo reforço da Azul durante a alta temporada e Carnaval, além da expectativa de readequação da malha aérea pela própria Latam.

Em nota oficial, a Latam confirmou a suspensão da rota direta por “questões comerciais”, mas garantiu a continuidade de 52 voos semanais conectando Natal a hubs estratégicos como Brasília, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Fortaleza. “Os passageiros ainda terão acesso a mais de 50 destinos nacionais e 90 internacionais”, informou a companhia.

Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), ressaltou que a conectividade do Rio Grande do Norte com o Rio de Janeiro está garantida. Ele ressalta que, atualmente, são 85 frequências mensais, sendo 13 pela Latam (que serão descontinuadas) e 72 pela Gol, que recentemente adicionou seis novas frequências para essa rota. “Isso mantém o Estado bem abastecido de conectividade”, explicou.

O diretor da Emprotur enfatiza que a Latam precisará repor o volume de assentos dessa rota para que mantenha o benefício de isenção de parte do ICMS do QAV (combustível das aeronaves). “Ou seja, provavelmente se trata de uma readequação de malha, muito comum nos começos de temporada. Natal deve receber da Latam uma nova rota em uma nova geografia ou o aumento de frequências em geografias já existentes. Conversaremos também com a Gol, que tem crescido no mercado carioca e deve ter interesse em ampliar ainda mais a sua oferta na região”, ressaltou Raoni.

A Azul também reforçará sua operação com 22 voos adicionais para Natal durante o Carnaval, conectando a capital potiguar aos hubs de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG). “Com mais de 46 mil assentos extras, o Nordeste segue como um dos destinos mais procurados na alta temporada”, afirmou Vitor Silva, gerente de planejamento da Azul.

Sanclair Solon, secretário de Turismo de Natal, afirmou que a demanda será suprida e que a cidade está focada na promoção do destino. “A Gol deve absorver grande parte da demanda deixada pela Latam, o que não deve gerar prejuízos irreversíveis. Além disso, estamos articulando com entidades como a ABIH e a Emprotur para fortalecer o turismo e a conectividade de Natal”, disse.

Edmar Gadelha, presidente da ABIH-RN, enfatizou que o mercado aéreo opera de forma dinâmica e que outras empresas podem suprir a demanda. “A própria Latam pode anunciar novas rotas ou ajustes de frequência. Além disso, estamos em diálogo com as companhias para garantir a manutenção de ofertas de voos e ampliar a conectividade”, afirmou. Gadelha também chamou atenção para os fatores econômicos que impactam o setor, como o aumento do dólar e do preço dos combustíveis.

Durante uma reunião com representantes do setor, foi apresentado o planejamento de um roadshow nacional, que incluirá 18 cidades para promover Natal como destino turístico. “A parceria com grandes operadoras, como a CVC, é uma aposta para atrair mais turistas e fortalecer nossa rede de conectividade”, destacou Raoni Fernandes.

A Latam, segundo Raoni, já está em diálogo com o governo e a Zurich, administradora do Aeroporto de Natal, para discutir oportunidades de novas rotas. “Estamos confiantes de que Natal continuará a crescer como destino turístico, com mais voos e possivelmente até conexões internacionais no futuro”, finalizou.

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