Licitação é oportunidade para mais competitividade, afirma Pedro Henrique

O vereador Pedro Henrique (PP) apontou que a licitação do transporte público em Natal, que segue em análise, é uma oportunidade de reestruturar o sistema e atrair maior competitividade. “Defendo muito que a licitação seja realizada para abrir o mercado, permitindo que empresas públicas e privadas possam competir de forma igualitária. Isso resultará em um transporte de melhor qualidade e menor custo para os usuários”, explicou.

Ele destacou a importância de uma ampla discussão sobre o subsídio de R$ 60 milhões para o transporte público de Natal, cuja criação será debatida na Câmara Municipal. Para ele, o debate precisa ser técnico e incluir a participação dos usuários do sistema.

“A gente precisa trazer primeiro as pessoas que frequentam o transporte público, através de audiências públicas, para ouvir as suas necessidades. Posteriormente, trazer técnicos da área que possam opinar de forma técnica sobre as soluções mais adequadas”, afirmou ele.

O vereador reconheceu a relevância do subsídio para equilibrar os custos do sistema, mas frisou que a eficiência e o diálogo com especialistas e a população são fundamentais. “Nem sempre a minha opinião é a mais correta ou prudente, porque eu não estou vivendo na prática. É por isso que precisamos ouvir tanto quem utiliza o transporte público quanto os especialistas no assunto”, ressaltou.

A proposta de subsídio integra uma série de medidas discutidas pela Prefeitura e pela Câmara para modernizar o sistema de transporte público de Natal. O projeto prevê a aplicação do valor somente após a conclusão da licitação e o início da operação por novas empresas contratadas. Segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o subsídio será fundamental para equilibrar a diferença entre a tarifa técnica — que reflete o custo real do sistema — e a tarifa pública, garantindo que o valor pago pelos usuários permaneça acessível.

Pedro Henrique também destacou o papel da Câmara na condução do debate: “Nosso compromisso é buscar transformações e melhorias para a cidade. Precisamos construir um diálogo transparente para que as decisões tomadas reflitam as reais necessidades da população.”

A discussão sobre o subsídio e a licitação do transporte público deve ocorrer nos próximos meses na Câmara Municipal de Natal, com a expectativa de garantir melhorias no sistema e maior qualidade para os usuários.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.