Chuvas da madrugada causam alagamento da área da engorda de Ponta Negra

A primeira chuva do ano foi o suficiente para expor um antigo problema de Natal: a falta de preparo para mitigar os impactos do período chuvoso na capital potiguar. De acordo com o Boletim Meteorológico divulgado pelo Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), foram registrados 66 milímetros no período de 6 horas, entre a madrugada e o início da manhã desta segunda-feira (13), causando alagamentos em diversos pontos da cidade, entre eles um trecho da engorda da Praia de Ponta Negra.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, moradores, comerciantes e turistas denunciaram a situação, reclamando dos estragos provocados pelas chuvas na área da engorda, que não suportou a primeira chuva, ficando alagada no trecho entre os quiosques 8 e 15.

O grande volume de água causou o rompimento da rede de drenagem do calçadão de Ponta Negra, transformando o trecho alagado da praia em um verdadeiro esgoto a céu aberto, com poças de lama, muita sujeira e meu cheiro.

No final da manhã, os secretários Thiago Mesquita (Meio Ambiente e Urbanismo) e Shirley Cavalcanti (Infraestrutura) estiveram no local para vistoriar a situação. Em publicação no perfil oficial da Prefeitura de Natal no Instagram, o prefeito Paulinho Freire (União) informou que se reuniu emergencialmente com secretários e equipe técnica do município para “alinhamento das ações emergenciais e estratégias sobre as chuvas”.

“O foco é garantir segurança, minimizar danos e atender rapidamente às necessidades da população”, diz trecho da publicação.

Em entrevista no início da tarde ao RN1 da InterTV, o secretário Thiago Mesquita disse que o “aquele volume maior [de água acumulada] não é de esgoto, é um volume de água de chuva, porque o ponto 8 da drenagem se conectou com o ponto 9”.

De acordo com o secretário, o ponto 9 de drenagem absorve a maior carga hidráulica que vem da Av. Engenheiro Roberto Freire e desce até a Praia de Ponta Negra. “Ele estava com alguma conexão com o ponto 8, que não tem a mesma capacidade. Por isso houve esse extravasamento, que vai ser corrigido”, disse.

Apesar de afirmar que se tratava de uma “intercorrência simples, fácil de ser resolvida”, o secretário disse que “vai levar algumas semanas” para fazer os reparos no sistema de drenagem. Ele garantiu que “não teremos mais essa possibilidade de alagamentos” na área da engorda de Ponta Negra.

O problema, ainda segundo o titular da Semurb, não foi identificado antes porque “ainda não tínhamos tido nenhuma carga hidráulica”, o que só aconteceu com as chuvas desta segunda-feira. “Mas já identificamos e agimos rapidamente para resolver”, completou.

“Nós já acionamos a empresa para poder resolver rapidamente o problema, para que a empresa trabalhe 24 horas a partir de amanhã para resolver esse ponto de interconexão ente os pontos 8 e 9 de drenagem e não permitir mais que essa situação volte a acontecer”, declarou.

O secretário também assegurou que o cronograma de conclusão da engorda está mantido, com a obra devendo ser entregue até o final desse mês. “A determinação do prefeito foi para que a empresa trabalhe 24 horas e até o final de janeiro estará resolvido o problema da drenagem e do aterro hidráulico de Ponta Negra”, reiterou.

The post Chuvas da madrugada causam alagamento da área da engorda de Ponta Negra appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.