Emparn diz que chuva em Natal foi causada por sistema de brisa

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a chuva que caiu na madrugada desta segunda-feira 13 em Natal foi provocada pela interação entre a zona de convergência intertropical e o sistema de brisa.

A zona de convergência intertropical é uma área de instabilidade atmosférica característica das regiões tropicais, enquanto o sistema de brisa é composto por ventos que sopram do litoral para o continente, especialmente durante a madrugada.

Quando esses ventos se encontram com áreas de instabilidade, como as observadas entre domingo 12 e segunda-feira 13, eles carregam umidade, o que potencializa a formação de chuvas em um curto intervalo de tempo.

Leia também: Chuva intensa provoca queda de energia em mais de 29 mil imóveis no RN

Entre 3h e 7h, o fenômeno provocou altos índices pluviométricos em Natal.

A previsão da Emparn para os próximos dias indica chuvas em menor intensidade no litoral e no interior, incluindo regiões como Alto Oeste, Vale do Açu e Seridó, com volumes estimados entre 20 e 30 milímetros. As chuvas devem ocorrer à tarde no interior e de madrugada e pela manhã no litoral.

No final de semana, entre sexta-feira 17 e domingo 19, há possibilidade de pancadas mais intensas no litoral e no Seridó.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.