Professores participam de formação do Programa SEJA com a psicóloga Bianca Stock

O Pacto Lajeado pela Paz, por meio do Programa de educação socioemocional SEJA, promove uma série de formações para professores da rede municipal, estadual e particular com a psicóloga Bianca Stock. As formações ocorrem nas sextas-feiras do mês de agosto, no auditório da Secretaria de Educação, com professores do Ensino Fundamental (de 1º a 9º ano).

Cerca de 80 professores que aplicam o SEJA participam das formações. A coordenadora dos programas de Educação Socioemocional, Priscilla Hasstenteufel, explica que as formações são necessárias para criar ferramentas e instrumentos para capacitar ainda mais os professores da rede de educação.

– Dividimos as formações por grupos de anos iniciais e finais, com dois encontros para cada professor. Durante as formações são abordados os aspectos de educação socioemocional e as ferramentas necessárias para essa aplicação em sala de aula – explica Priscilla.

Durante a formação com a psicóloga Bianca Stock, na sexta-feira, 16/08, foi abordado o tema das “Barreiras da Escuta”. Conforme Bianca, é necessário ter uma escuta de interesse e não escutar preocupado com a resposta que é preciso dar.

– É preciso criar um ambiente de conexão entre as partes, reconhecer as linguagens entre as partes. A escuta é a base entre as relações de qualidade e é preciso trabalhar isso – explica a psicóloga.

Formação com Bianca Stock Seja Lajeado – agoranovale (2)

Entrevista com Bianca Stock

Bianca Stock é psicóloga com experiência em desenvolvimento socioemocional. É autora do livro “A escola como ambiente facilitador do desenvolvimento socioemocional” e atua como consultora em desenvolvimento socioemocional, entre outras atividades.

Perguntas

– Como os professores devem/podem integrar efetivamente a educação socioemocional em sala de aula?

Bianca – A educação socioemocional precisa fazer parte de todos os momentos cotidianos da escola, na gestão de sala de aula, na entrada, no horário do intervalo, na saída, na gestão de conflitos, na apresentação de novos desafios para os estudantes.

 
– Quais abordagens em sala de aula você considera mais eficaz para o desenvolvimento socioemocional dos alunos?

Bianca – A educação socioemocional precisa ser vista como uma forma de comunicação das emoções. É preciso construir uma gramática emocional aprimorada, que não trabalhe com punição e recompensa, mas sim com encorajamento e foco em soluções, capacitando os estudantes e professores para que eles possam desenvolver o seu socioemocional.

– Qual a importância da formação de professores para trabalhar com o desenvolvimento socioemocional?

Bianca – A formação de professores é fundamental, até porque temos uma deficiência na formação das licenciaturas para instrumentalizar os professores a fazer uma gestão de aula colaborativa. Muitos professores querem proporcionar esse paradigma dentro da sala de aula mas, às vezes, faltam as ferramentas necessárias para que os professores se desenvolvam da melhor forma e compreendam o que os estudantes estão trazendo como demandas socioemocionais, de como criar um clima favorável à aprendizagem e à boa convivência na escola. A escola precisa ser um lugar para a gente ser feliz, um lugar que expresse a nossa utopia social de qual sociedade a gente sonha, que mundo que a gente deseja. Isso precisa estar expresso em cada gesto, em cada ato, como uma pergunta constante. O que estou fazendo? O que eu estou dizendo? Que escola que estou gestando com estes atos? Também é preciso envolver os estudantes para que eles possam participar do planejamento cotidiano, que eles possam participar da resolução das situações que ocorrem dentro da sala de aula para que se promova uma integração efetiva e que humanize, cada vez mais, as relações dentro da escola.

Programa SEJA

– O SEJA é um programa que promove o desenvolvimento de cinco competências: autoconhecimento, autorregulação, habilidades sociais, consciência social e tomada de decisão responsável.

– O programa utiliza a técnica de mindfulness (atenção plena), diálogo colaborativo, Justiça Restaurativa e Empreendedorismo.

– O SEJA tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais, capazes de prevenir os mais diferentes comportamentos de risco e melhorar a qualidade de vida dos alunos, familiares e da comunidade.

– Em Lajeado, é aplicado com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais, privadas e estaduais.

– O programa consiste em 20 aulas por ano, a serem ministradas uma vez por semana, com duração de um período de aula.

Texto e fotos: Laura Mallmann

The post Professores participam de formação do Programa SEJA com a psicóloga Bianca Stock appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.