Você sabe o que é peroá?

peroa

peroaPois então, o peroá, o tal peixe frito, acompanhado de farofinha amarela e salada, é campeão de vendas no litoral do Espírito Santos, sendo assim muito consumido pelos mineiros, apreciadores daquela região de praias de águas mansas e dias agradáveis com sol e brisa.

E eu que regularmente frequento as praias de Piúma, Iriri, Castelhanos, Guarapari e Marataízes, aproveito o verão para comer esse petisco com algumas cervejas por lá.

O peroá é servido inteiro, fica dourado na fritura e tem carne branca sem espinhos: ele só tem uma espinha central e por isso é facinho de comer, pegando os nacos de carne das laterais do peixe.

Você pode falar: “Poxa vida, Airton, estou em Juiz de Fora e você está aí na praia, de boa, e está deixando a gente com água na boca, afinal, não dá para pegar a estrada e rodar quase 400 quilômetros só para um peixe!”

Então, anota aí os bares de Juiz de Fora para poder comer essa iguaria! (Viu como eu não deixo ninguém na mão?)

Em nossa cidade, o Cantinho do Camarão começou a servir o peixe recentemente e a Eurides, atual proprietária, trouxe a receita de peroá praiano para praça do Bairro Bandeirantes e já está fazendo um baita sucesso. Recomendo!

Outro bom lugar é o Machados, ali na região do Bairro Filgueiras e que, além do peixe, oferece também um local propício ao lazer e bem agradável, com muito verde e espaço ao ar livre também.

Dito isso, justifico aqui minha breve ausência nos Butecos de JF e, claro, deixo aqui minha recomendação: experimentem o peroá e sintam a maresia praiana tomar conta de suas férias também, sejam elas em Juiz de Fora ou no Espírito Santo.

  • LEIA MAIS textos da coluna Butecos de JF aqui

O post Você sabe o que é peroá? apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.