Em três dias de chuva em todas as cidades do ES, mais de mil pessoas estão fora de casa


Temporal atinge o Espírito Santo desde terça-feira (7). Alerta de chuva vale até esta sexta-feira (10). Chuva forte transborda rio e centro de Barra de São Francisco fica embaixo d’água
O Espírito Santo tem mais de mil pessoas fora de casa por causa das chuvas, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual às 6h desta sexta-feira (10). Em três dias, choveu nos 78 municípios do estado e 20 foram mais afetadps. Com a tempestade, rios transbordaram, estradas foram interditadas, carros foram arrastados, um homem foi resgatado de helicóptero após se afogar no alagamento e parte de uma casa desabou deixando crianças feridas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
De acordo com o último levantamento, de Norte a Sul do estado, 1.039 pessoas estão fora de casa. Dessas, 70 estão desabrigadas, 969 ficaram desalojados e foram para casas de vizinhos ou parentes.

Linhares, no Norte do Espírito Santo, foi a cidade que mais choveu nas últimas 24h, registrando um acumulado de 130.2 milímetros.
Carros são arrastados pela força da água durante temporal em Irupi, ES
Cidades mais afetadas
As cidades com maior número de pessoas fora de casa são Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, com 255 desalojados; Sooretama, no Norte, com 200 desalojados e 25 desabrigados e Rio Bananal, também no Norte, com 200 desalojados e 12 desabrigados.
No município, o nível do Rio Doce está em 3,85, acima da cota de inundação, a cota é de 3,45 metros. A BR-101 chegou a ficar interditada por quase uma hora após uma árvore cair e bater na frente de um ônibus que passava pela rodovia.
Em Cachoeiro de Itapemirim, a chuva interditou uma ponte após queda de barreira e um carro caiu de uma ribanceira.
Homem de 54 anos é resgatado de helicóptero após se afogar em alagamento em Santa Leopoldina, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Em Irupi, no Sul do estado, a força da água provocou uma enxurrada que arrastou diversos veículos pelas ruas.
Rios transbordaram na Região Serrana do estado e as cidades de Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá tiveram diversos trechos alagados e estradas foram interditadas após quedas de barreira.
A entrada da cidade de Santa Leopoldina ficou fechada porque a água invadiu a pista. Um homem foi resgatado de helicóptero e foi levado para o Hospital de Urgência e Emergência (HEUE) em Vitória.
Rio transborda e alaga o Centro de Santa Leopoldina, espírito santo
Christian Nascimento
Segundo a prefeitura da cidade, na região Serrana do estado, o nível do Rio da Vitória, que transbordou na madrugada desta quinta-feira (9), baixou de forma considerável, mas a cidade ainda tem um ponto de alagamento na ES-080, que liga a cidada à Cariacica e carros pequenos não conseguem transitar.
A prefeitura disse ainda que na manhã desta sexta-feira (10) uma rua, que liga o Centro da Cidade para o bairro Vila Nova, seguia alagada. No interior, em uma vila no na comunidade de Barra de Mangaraí os moradores estão isolados, já que carros não conseguem passar. A administração está fazendo o levantamento de quantas pessoas estão desabrigadas ou desalojados em todo o município.
Museu em Santa Teresa é fechado após alagamento em Santa Teresa
Em Santa Teresa, o Museu Melo Leitão foi interditado após ficar com várias partes alagadas. Animais de áreas vulneráveis a enchente foram deslocados e estão em segurança, bem como as coleções biológicas.
Em Santa Maria de Jetibá, parte de uma casa desabou e duas crianças de dois e três anos ficaram feridas.
Previsão do tempo
Segundo a Defesa Civil Estadual, o alerta de chuva forte vale até esta sexta-feira, onde cidades do extremo Norte do estado podem registrar até 110 milímetros de chuva.
Da Grande Vitória até o extremo sul do estado a chuva perde a intensidade. No sábado o tempo melhora e há previsão de chuva fraca na Região Serrana.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.