Acesso à parte externa da Casa do Morro em Cruzeiro do Sul será 24 horas

Nos últimos dias de 2024, a Casa do Morro, um dos principais símbolos históricos de Cruzeiro do Sul, permaneceu fechada para visitação pública. O motivo foi o vandalismo praticado por alguns visitantes.

Apesar desses incidentes, a primeira-dama e secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Roselene Marmitt, conhecida como Nina, destacou que, com as câmeras de monitoramento existentes no local, que captam todos os ângulos, é fácil identificar qualquer infração e fornecer as imagens do infrator à polícia para que sejam tomadas as devidas providências. As câmeras capturam imagens em alta definição 24 horas por dia.

Dessa forma, a primeira-dama e sua equipe decidiram manter o local aberto para visitação de forma contínua, não apenas durante o dia, mas também à noite, inclusive nos feriados e finais de semana. “Estamos apostando na conscientização, com o apoio do videomonitoramento. Precisamos manter este local acessível, considerando que ele recebe visitação constante, tanto de pessoas da região quanto de fora”, destacou Nina.

O acesso ao local é gratuito. Em breve, o espaço contará com novidades, como a possibilidade de leitura de um QR Code que fornecerá mais informações sobre a história da Casa do Morro e da família que a construiu.

Nina também mencionou a ideia de realizar eventos no final da tarde e aos finais de semana no local. “Temos um belo espaço com vista para o Rio Taquari, além de um palco que pode ser utilizado para apresentações de talentos locais. Isso precisa ser explorado. Queremos que os artistas tenham um público para expor seus talentos e que a população possa desfrutar de momentos de lazer.”

Vale lembrar que a Casa do Morro é um patrimônio tombado. Concluída em 1878, a casa serviu como residência da família Azambuja, uma das fundadoras de Cruzeiro do Sul, e do tenente-coronel Primórdio Centeno Xavier de Azambuja, filho de Laura Centeno de Azevedo, fundadora do município. Além de sua função residencial, o imóvel já foi utilizado como biblioteca, restaurante e até museu. Após quase duas décadas sem uso, o casarão foi revitalizado e reinaugurado em novembro de 2021, passando a abrigar a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, além de sediar diversos eventos relacionados ao poder público.

Foto: AI

The post Acesso à parte externa da Casa do Morro em Cruzeiro do Sul será 24 horas appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.