Secretário promete 1.500 vagas em creches este ano e 4 escolas de tempo integral

O novo secretário de Educação de Natal, Aldo Fernandes, anunciou medidas para ampliar a oferta de vagas e melhorar a infraestrutura da rede municipal de ensino. Até o final de janeiro, a Prefeitura pretende disponibilizar 1.500 novas vagas em creches e entregar quatro escolas de tempo integral no primeiro semestre de 2025, com outras quatro previstas até o final do ano.

“Estamos trabalhando para cumprir integralmente a promessa do prefeito Paulinho Freire. Nosso foco é zerar a fila de espera por vagas em creches e ampliar o acesso a escolas de tempo integral”, afirmou Aldo Fernandes.

O secretário destacou que o planejamento da Secretaria de Educação está estruturado em três frentes principais. “Primeiro, estamos finalizando obras de reforma e manutenção das nossas unidades escolares. Segundo, reavaliamos e redimensionamos os espaços por meio do nosso Departamento de Engenharia e Arquitetura, otimizando sua utilização. Terceiro, estamos ampliando contratos com escolas particulares através do Programa de Educação Pré-Escolar em Tempo Parcial (Pepet)”, explicou.

Novo secretário de Educação de Natal, Aldo Fernandes, lista prioridades - Foto: José Aldenir / AGORARN
Novo secretário de Educação de Natal, Aldo Fernandes, lista prioridades – Foto: José Aldenir / AGORARN

Aldo ressaltou que, no início de 2024, a fila reprimida por vagas em creches era de aproximadamente 1.369 crianças. “Estamos projetando oferecer 1.500 vagas este ano, considerando o aumento da população e evitando novas filas”, complementou.

Além das creches, a expansão das escolas de tempo integral é uma prioridade. Segundo o secretário, a gestão trabalha para entregar oito unidades ao longo do ano. “No primeiro semestre, já queremos inaugurar 50% delas, ou seja, quatro escolas”, revelou.

As obras, que incluem construção e manutenção, foram retomadas com apoio das equipes de engenharia e arquitetura. “Essas ações já estavam em andamento na gestão anterior, e agora estamos dando continuidade para garantir que as escolas estejam prontas o mais rápido possível,” disse Aldo Fernandes.

O secretário frisou que as ações da pasta estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 18 da ONU. “O ODS 4 trata da educação inclusiva, equitativa e de qualidade, enquanto o ODS 18 aborda questões ético-raciais. Estamos comprometidos em humanizar nossa rede escolar e oferecer um ensino que atenda às necessidades de todas as comunidades”, destacou.

Por fim, Aldo Fernandes reforçou o compromisso da gestão com a educação pública e o bem-estar da comunidade escolar. “Tudo é prioridade: zerar a fila de creches, entregar novas escolas e oxigenar nossa rede escolar com inclusão e equidade”, concluiu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.