Natal mapeia patrimônios para concessões e PPPs nos primeiros 100 dias de gestão

A Prefeitura de Natal está mapeando patrimônios municipais para identificar quais deles podem ser incluídos em editais de concessão e parcerias público-privadas (PPPs) nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Paulinho Freire. O trabalho está sendo liderado pela recém-criada Secretaria de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações, comandada por Arthur Dutra.

“Estamos recebendo as informações da gestão passada e já iniciamos um levantamento preliminar sobre o patrimônio do município que é passível de concessões e parcerias,” explicou o secretário. Ele reforçou que, ainda neste período inicial, a gestão pretende apresentar os primeiros equipamentos que podem ser incluídos nos editais. “Em breve, anunciaremos as primeiras medidas concretas,” complementou.

A nova secretaria é resultado da transformação de uma pasta anterior e ainda está em fase de estruturação. “Estamos montando a equipe, definindo a estrutura e alinhando as prioridades. É uma secretaria transversal, que vai atuar em diálogo com todas as áreas do município,” destacou Dutra.

A secretaria terá um papel de suporte técnico e modelagem para viabilizar projetos de PPPs e concessões com responsabilidade e critério. “Nosso objetivo é garantir que o patrimônio público seja bem gerido e que os serviços entregues à população tenham qualidade,” afirmou.

Embora o plano de governo de Paulinho Freire não tenha tratado as parcerias como um tópico separado, Dutra reforçou que essa será uma estratégia transversal. “Isso permeia todas as áreas do município. Queremos estruturar um programa robusto de concessões e PPPs, com atenção às necessidades da cidade e valorização do patrimônio público,” concluiu.

170 downloads, nenhuma proposta: Prefeitura analisa futuro do edital

A ausência de propostas no primeiro edital para concessão do Complexo da Redinha surpreendeu a Prefeitura de Natal, que agora busca entender os motivos do desinteresse. Segundo Arthur Dutra, secretário de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações, mais de 170 downloads do edital foram registrados no site da Prefeitura, mas nenhum investidor formalizou proposta.

“Houve interesse no edital, mas, infelizmente, não recebemos nenhuma proposta. Estamos avaliando o motivo para ajustar o processo, se necessário, e considerar uma republicação,” afirmou Dutra. Ele destacou que o prefeito Paulinho Freire está diretamente envolvido na análise para identificar as melhores soluções e viabilizar o projeto.

“Queremos garantir que haja interessados e que o equipamento seja devidamente arrematado para operação,” completou.

“O Complexo da Redinha é um ponto estratégico para o turismo e o desenvolvimento econômico de Natal. A ideia da concessão é modernizar o espaço e torná-lo atrativo para a iniciativa privada, enquanto se mantém o compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos à população. Estamos revisando o edital e ouvindo possíveis interessados para entender quais pontos podem ser aprimorados,” explicou o secretário.

Apesar do revés, a Prefeitura mantém o otimismo. “Vamos continuar com o processo de concessão. Nosso objetivo é encontrar a melhor forma de atrair investidores e realizar esse projeto com sucesso,” concluiu Dutra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.