Chuvas em Minas: cidades da Zona da Mata decretam situação de emergência

Inmet publica alerta de perigo para chuvas intensas em Juiz de Fora

Inmet publica alerta de perigo para chuvas intensas em Juiz de Fora
Chuvas fortes assolam cidades mineiras (Foto: Leonardo Costa)

A Defesa Civil de Minas Gerais atualizou, nesta quarta-feira (8), a lista de municípios em situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o estado. Atualmente, 47 cidades estão nessa condição, incluindo 11 localizadas na Zona da Mata mineira, conforme divulgado no último boletim.

Entre as cidades recentemente adicionadas à lista estão Pedra Bonita e Recreio, ambas pertencentes à Zona da Mata.

  • LEIA MAIS notícias sobre Minas aqui

Em Recreio, na noite desta terça-feira (7), o transbordamento do Rio dos Momos causou a inundação da área central e dos bairros Planalto e Machado. Uma ponte que liga o Bairro Caxias ao Centro foi danificada e interditada pela Defesa Civil municipal. No Centro, três ruas tiveram o calçamento destruído pela enxurrada. Na Zona Rural, várias pontes foram interditadas e houve registros de deslizamentos de terra. Diversas casas e comércios foram invadidos por água e lama.

Até o momento, ainda conforme a Defesa Civil, as chuvas em Minas Gerais já provocaram 11 mortes, além de deixar 1.268 pessoas desalojadas e 183 desabrigadas.

Situação de emergência

O decreto de situação de emergência facilita o acesso dos municípios atingidos a recursos financeiros e operacionais. Com esse reconhecimento oficial, as cidades podem solicitar, de forma mais rápida, auxílio estadual e federal, garantindo a implementação de ações de mitigação e reconstrução.

O post Chuvas em Minas: cidades da Zona da Mata decretam situação de emergência apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.