Desembargador Ibanez Monteiro assume Presidência do TJRN

O desembargador Ibanez Monteiro tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), para o biênio 2025-2026, em sessão solene realizada nesta terça-feira 7, na Sala das Sessões do Tribunal Pleno. Ele é o 67º presidente nos 132 anos da instituição.

Em seu discurso, Ibanez classificou o cargo como o maior desafio de seus 40 anos de magistratura. “É imprescindível a ajuda de todos: os colegas desembargadores, que me escolheram entre os demais; os magistrados com quem compartilharemos responsabilidades; e os servidores, sem os quais pouco poderá ser realizado”, afirmou.

Ao lado do novo presidente, tomaram posse a vice-presidente, desembargadora Berenice Capuxú, e a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Sandra Elali.

kqpisdbjxl whatsapp image 2025 01 07 at 181217 (1)
Diálogo institucional será outra vertente da nova gestão da Justiça Estadual, prestigiada durante a posse por autoridades locais e nacionais / Foto: TJRN – divulgação

Cerimônia

A solenidade foi conduzida inicialmente pelo desembargador Amílcar Maia, presidente do TJRN no biênio 2023-2024, que deu posse ao novo presidente, conforme o Regimento Interno. Após o juramento, Ibanez Monteiro empossou as novas gestoras.

Na magistratura desde 1985, Ibanez Monteiro chegou à presidência após ser eleito em 6 de novembro de 2024. Ele destacou o compromisso do Judiciário com julgamentos rápidos e justos, enfatizando que “nosso cargo é o importante, e não nós”.

Discursos

O desembargador João Rebouças saudou os novos gestores e ressaltou a importância da harmonia institucional e do diálogo. “Vivemos, neste Tribunal, o convívio entre diferentes perspectivas, que fazem legítimas as decisões desta Corte”, afirmou.

Em sua fala, Ibanez Monteiro reconheceu os desafios enfrentados pelo Judiciário, como o aumento das demandas e a necessidade de adaptação tecnológica. “O Judiciário precisa estar conectado aos avanços e preparado para responder aos anseios da sociedade, que exige julgamento rápido, previsibilidade e segurança jurídica”, pontuou.

Agradecimentos

Ibanez agradeceu a gestão anterior, liderada por Amílcar Maia, e destacou o papel dos servidores e magistrados em sua trajetória. Também expressou gratidão à família pelo apoio durante sua carreira.

Ele reforçou a necessidade de alinhamento entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “O diálogo será a forma de construir soluções inovadoras que atendam aos interesses institucionais de todos”, disse.

Presenças na solenidade

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a governadora do RN, Fátima Bezerra; os ministros do STJ, Luiz Alberto Gurgel de Farias e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.

O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, participou por videoconferência, gesto reconhecido pelo novo presidente do TJRN como um exemplo de colaboração entre instituições.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.