Dengue: Setor de Endemias inicia o primeiro LirAa do ano

Estimated reading time: 3 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início nesta segunda-feira (06) ao primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2025. Os agentes de combate a endemias (ACEs) do Setor de Controle e Combate às Endemias de Toledo estimam percorrer 2.182 imóveis até a próxima quarta-feira (08).

Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica, Junior Palma, a partir deste ano serão realizados seis LirAas. “Até o ano passado eram realizados quatro levantamentos, mas seguindo orientações da Regional de Saúde, a partir deste ano serão realizados seis. Com isso teremos um diagnóstico melhor e com dados mais atualizados poderemos melhorar as estratégias de trabalho da equipe do setor de Endemias”, explicou o diretor.

O resultado do LirAa será divulgado assim que as equipes finalizarem as visitas e realizarem o fechamento dos dados. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que o índice fique abaixo de 1%, reconhecido como “baixo índice de infestação” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

RISCO MÉDIO – Com base no último LirAa realizado em Toledo, no mês de novembro de 2024, o município está com um “Médio risco de infestação”, ao atingir o índice de 2,7%. Segundo o diretor, os principais focos onde foram encontrados o mosquito Aedes aegypti no último mês foi no lixo doméstico. “A maioria dos casos são de pessoas que deixaram um balde rachado jogado no quintal, um brinquedo de criança ou algum outro material em desuso, nesses objetos é que estão sendo encontrados o maior número de focos”, alertou Junior.

MAIOR INFESTAÇÃO – Os bairros que foram registrados os maior número de infestação de mosquitos, de acordo com o 4º LirAa de 2024 foram, na ordem decrescente: Gisele II (15,6%), Europa II (11,90%), Maracanã I (10,52%), Santa Clara IV (9,75%) e Centro de Eventos (9,09%), ambos considerados como “Alto risco de surto”.

BOLETIM DA DENGUE – O último Boletim da Dengue, considerando o período de 28 de julho de 2024 a 03 de janeiro de 2025 registrou 2008 notificações em Toledo. Destas, 1795 foram descartadas. Ao todo, são 19 resultados positivos e 194 aguardando resultado. Nenhum óbito foi registrado no período.

TOLEDO

O post Dengue: Setor de Endemias inicia o primeiro LirAa do ano apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.