Aumento de 9% no material escolar obriga estratégias para reduzir gastos

Com a proximidade do início de um novo ano letivo, pais e alunos aproveitam o mês de janeiro para fazerem as compras do material escolar em Parauapebas. Os itens estão mais caros entre 5% e 9% neste ano em relação a 2024, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares. Por isso, planejar e reaproveitar são alternativas na hora de economizar no início do ano.

A dica da estudante de psicologia karina Costa é reutilizar materiais do ano anterior que estejam em bom estado, e comprar somente o que falta. Para ela é indispensável fazer uma lista dos itens para não comprar nada além do necessário, o que gera uma economia de dinheiro e tempo.

Já para Sueli Pazynato, dona de uma papelaria, o importante é pesquisar os preços antes de realizar as compras, medida que pode reduzir os custos dos itens escolares na hora da compra.

Sueli releva, ainda, que as vendas destes artigos começam a partir do mês de dezembro, quando muitos pais aproveitam o pagamento do 13º Salário, e os avós compram mochilas escolares para presentear os netos, “são os primeiros itens a serem vendidos”, revela a empresária.

Por sua vez, Mariana Souza, mãe de uma menina de 7 anos, revela que a lista de material escolar por parte da escola está cada vez maior e, segundo ela, com itens que sequer são utilizados pela filha no cotidiano, o que contribuiria para que ela não conseguisse economizar muito, ainda que faça muita pesquisa.

Entretanto, itens como álcool, algodão, balões, canetas para quadro branco, copos, pratos, talheres, lenços e toalhas descartáveis não devem estar na lista de material escolar solicitadas pelos estabelecimentos de ensino da rede privada do Pará.

As diretrizes foram estabelecidas pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), e pelo Ministério Público do Estado (MPPA).

(Theíza Cristhine e Rayane Pontes – TV Correio)

 

A lista completa você pode acompanhar pelo link

O post Aumento de 9% no material escolar obriga estratégias para reduzir gastos apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.