Moradores de Natal apontam retrocesso na decoração natalina

A decoração natalina da capital potiguar em 2024, realizada no último ano da gestão Álvaro Dias, dividiu opiniões entre os moradores da cidade. Embora alguns tenham elogiado pontos específicos, como as árvores decorativas, muitos criticaram a desigualdade no investimento entre regiões, a falta de inovação e uma qualidade inferior em relação a anos anteriores.

Francisco Alves, de 18 anos, auxiliar de serviços gerais e morador da Zona Norte, afirmou que “ainda está a decoração, mas acho que seria melhor para a praça ter essa decoração porque deixa ela mais viva.” Apesar do elogio, ele sugeriu inovações para o próximo ano e adaptações para outras festividades: “Poderiam ficar algumas iluminações ou coisas diferentes para o São João.”

Já Tânia Maria, 57 anos, merendeira de Ponta Negra, foi mais crítica. “Não ficou legal. No tronco das árvores colocaram luminária no ano passado, e ficou bonito. Mas a via em si não ficou bonita este ano.” A moradora reforçou a percepção de que a decoração perdeu qualidade, especialmente nas vias públicas.

Leia também: Vereadores de Natal denunciam falta de manutenção da iluminação pública

A desigualdade entre as regiões da cidade também foi alvo de críticas. Para Iza Castro, 23 anos, estudante do bairro Potengi, enquanto Ponta Negra recebeu uma decoração mais elaborada, a Zona Norte foi negligenciada. “Eu achei que no geral ficou muito bonito, principalmente em Ponta Negra, mas quando a gente vem para a Zona Norte, ficou muito a desejar. Aqui também merecemos uma atenção maior.”

Washington Frutuoso, 66 anos, mecânico de Santarém, também comparou a decoração atual com a de anos anteriores e concluiu que houve um retrocesso. “A Itapetinga, aquela avenida, era mais bonita. Esse ano não foi essas coisas todas. Foi menos. Acho que teve um ano que era bem mais bonito do que esse ano. Esse ano foi pouco, mas teve a iluminação.”

Por outro lado, Larissa Nunes, 19 anos, atendente, mostrou-se satisfeita. “Achei linda. É o primeiro ano que eu venho para a praça trabalhar, e o primeiro ano que vejo a iluminação daqui assim. A árvore é o mais legal.”

Com a transição para o governo de Paulinho Freire, a expectativa dos moradores é de que a decoração natalina volte a ser um orgulho na cidade, com maior equilíbrio entre regiões e mais criatividade nos elementos decorativos.

Opiniões dos moradores sobre a decoração natalina

Francisco Alves, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, Zona Norte:
“Eu estava analisando agora, quando eu estava vindo, que ainda está a decoração. Eu acho que seria melhor para a praça ter essa decoração, porque deixa ela mais viva. Poderia ficar o ano todo, mas acho que poderiam ser iluminações diferentes ou até no São João eles derem uma renovada.”

Tânia Maria, 57 anos, merendeira, Ponta Negra:
“Não ficou legal. Na Ponta Negra, eu não achei legal porque no ano passado, no tronco das árvores, eles colocaram luminária. Onde ficou bonito foi onde colocaram a árvore lá, naquele restaurante ficou bonito, mas a via em si não ficou”.

Iza Castro, 23 anos, estudante, Potengi:
“Eu achei que no geral ficou muito bonito, principalmente em Ponta Negra, mas quando a gente vem aqui para a Zona Norte, ficou, eu senti assim muito a desejar. Comparado, eu sei que lá é turístico e tudo mais, mas aqui também merecemos uma atenção maior.”

Washington Frutuoso, 66 anos, mecânico, Santarém:
“Gostei, gostei, foi bom. A Iapetinga, aquela avenida, era mais bonita. Esse ano não foi essas coisas todas não. Foi menos. Acho que teve um ano que era bem mais bonito do que esse ano. Esse ano foi pouco, mas teve a iluminação.”

Larissa Nunes, 19 anos, atendente:
“Achei linda, é o primeiro ano que eu venho pra praça trabalhar. A árvore é o mais legal.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.